Mascates da Cultura estreia em Três Pontas com música, teatro e memória popular

Espetáculo levará arte de qualidade para comunidades rurais, resgatando histórias locais com muita sensibilidade e emoção

A arte vai bater à porta dos moradores da zona rural de Três Pontas. Neste domingo, 18 de maio, às 9 horas, a Comunidade Morro Vermelho receberá a estreia do espetáculo “Mascates da Cultura”, uma experiência musical e teatral gratuita, criada para levar cultura de qualidade a espaços onde ela raramente chega. Com direção de Izadora Morais e do maestro Mauro Marques, o projeto promete transformar pequenas comunidades em verdadeiros palcos a céu aberto.

A proposta é audaciosa e, ao mesmo tempo, profundamente afetiva. Inspirado nos mascates, antigos vendedores ambulantes que percorriam as regiões remotas oferecendo de tudo um pouco – de tecidos a panelas -, o espetáculo quer “vender música, memórias e encantamento”, como explica Mauro Marques. “Lembro-me dos mascates que passavam pelo Morro Vermelho quando eu era criança. Eles traziam novidades, despertavam curiosidade. Queremos fazer o mesmo, mas com cultura, gratuitamente”, afirma o maestro.

Mascates da Cultura estreia em Três Pontas com música, teatro e memória popular
Projeto contará com a participação do Grupo Vocal Cigarras Cor-de-Rosa, antecipa o maestro Mauro Marques (Crédito: reprodução mascatesdacultura)

Caravana cultural

A estrutura do “Mascates da Cultura” foi pensada para ser simples e acessível: som, banner e talento. A cada parada, Mauro, como um verdadeiro mascate da arte, abrirá seus livros de música, contará histórias das comunidades e, entre uma narrativa e outra, surgirão canções – da ópera em dueto ao sertanejo raiz, passando pelo gospel, repertório autoral e ritmos regionais que dialogam com o universo de quem ouve.

“A ideia surgiu da vontade de democratizar o acesso à cultura, de aproximar as pessoas de manifestações que geralmente estão distantes de seu cotidiano”, explica Izadora Morais, que assina também a dramaturgia do espetáculo. Segundo ela, o projeto busca quebrar barreiras geográficas e simbólicas, apresentando a música erudita, lírica e outros gêneros em linguagem acessível e cativante.

Integrantes do “Mascates da Cultura” durante os ensaios para a estreia de domingo (18)
(Crédito: reprodução mascatesdacultura)
… entre uma narrativa e outra, surgirão canções – da ópera ao sertanejo raiz, passando pelo gospel, repertório autoral e ritmos regionais que dialogam com o universo de quem ouve (Crédito: reprodução mascatesdacultura)

Cultura com raízes e identidade local

Além da Trup Mascateando, que dará vida às cenas e canções, o espetáculo contará com a participação do Grupo Vocal Cigarras Cor-de-Rosa, que levará canto, danças de roda e outras intervenções cênicas, promovendo uma interação ainda mais profunda com o público.

Para Mauro Marques, é uma forma de devolver às comunidades o protagonismo que muitas vezes lhes é negado. “Estamos indo ao encontro de quem não pode estar na plateia de um teatro. Vamos até lá, montamos o cenário onde for possível e deixamos a música acontecer. É isso que um mascate faria: bater de porta em porta, agora com cultura.”

Acesso gratuito

O projeto “Mascates da Cultura” tem apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ministério da Cultura – Governo Federal regulamentada pela Prefeitura de Três Pontas e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Secult-TP). A estreia acontece no domingo, 18 de maio, às 9 horas, na Comunidade Morro Vermelho, é aberta ao público e gratuita.

Para mais informações, os telefones de contato são (35) 99916-6469 (maestro Mauro Marques) e 99967-6636 (Izadora Morais).

“A arte está chegando e desta vez, ela vem batendo à porta, como os antigos mascates, trazendo emoção e pertencimento. Participe com a nossa Trup”, convidam os idealizadores.

Projeto estreia gratuitamente neste domingo, 18 de maio, às 9 horas,
na Comunidade Morro Vermelho


Sintonize mais: Dia D da Atremar mobiliza população de Três Pontas para coleta de vidro