Três Pontas lamenta morte do diretor do Iprev, “Gegê”
Funcionário público municipal há 25 anos, Geraldo Azevedo deixa um legado de dedicação, ética e contribuição valiosa para o fortalecimento da gestão pública e da previdência municipal
Será sepultado às 16 horas desta sexta-feira (25), no Cemitério Municipal de Três Pontas, o corpo de Geraldo Gabriel de Azevedo. Funcionário público municipal há 25 anos, “Gegê” estava à frente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Três Pontas (Iprev) há cinco anos como diretor-geral. Ele teria sofrido um mal-estar na manhã de hoje e foi a óbito, fatalidade que surpreendeu a família, amigos, companheiros da longa jornada junto à administração pública e à autarquia. O pesar também está sendo manifestado por outros trespontanos e lideranças ligadas a institutos de regimes próprios de previdência social de várias partes de Minas Gerais que tiveram a oportunidade de conversar, de receber orientações, de aprender com o cidadão, com o exímio profissional da Contabilidade. A Prefeitura local decretou Luto Oficial de três dias.
Recentemente, Gegê comemorou o que chamou de “um sonho realizado, a grande conquista do Instituto” que dirigiu com empenho e profundo conhecimento. O Iprev adquiriu sede própria, encerrando um ciclo de mudanças após 30 anos. A inauguração foi realizada na semana passada, dia 14. Na cerimônia, prestigiada por secretários, vereadores, por servidores da Prefeitura e do Instituto, Gegê destacou a união de esforços para que o projeto se concretizasse. Fez agradecimentos ao setor de engenharia da Secretaria Municipal de Obras, setor jurídico da Prefeitura, equipe de licitações e de informática que “colaboraram intensamente na reforma e adaptação do imóvel”. Também reconheceu o trabalho dos oito servidores concursados do Instituto, que, segundo o diretor-geral, atuam com dedicação, união e espírito de equipe.

Localizado na Rua XV de Novembro, 579, no bairro Catumbi, o novo espaço é amplo, acessível e traz melhorias significativas para o atendimento aos servidores públicos, aposentados e pensionistas, além de oferecer melhores condições de trabalho ao time do Instituto que era carinhosamente chamado de “Família Iprev” pelo diretor-geral.
A aquisição do imóvel foi aprovada pela Câmara Municipal em outubro de 2022. O investimento total, incluindo a compra e reforma, foi de R$ 1.030.000,00. Com isso, o Iprev encerra uma longa trajetória de mudanças de endereço – foram seis ao longo de três décadas de existência. A sede definitiva agora é chamada de “Casa do Iprev”, “Casa do Servidor” e “Casa do Inativo e Pensionista”.

Fundado em 24 de agosto de 1994, o Iprev se aproxima dos 31 anos como um dos pilares de segurança previdenciária do funcionalismo público municipal. Hoje, o Instituto atende 475 aposentados e 112 pensionistas, oferecendo não apenas o pagamento de benefícios, mas também convênios com a Unimed, Santa Casa, cartões de crédito, além do crédito consignado, cujo modelo foi pioneiro entre os institutos previdenciários de Minas Gerais, com taxas bem abaixo das praticadas pelos bancos tradicionais.
Além disso, o Iprev é o responsável pela realização anual do Encontro de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Minas Gerais, que em 2025 chegará à sua 12ª edição, reunindo entre 90 e 100 institutos de todo o Estado em Três Pontas. O evento foi criado pelo Iprev de Três Pontas – outro marco na trajetória de Geraldo Azevedo.
Parcerias e reconhecimento
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades locais e regionais. O vice-prefeito Maycon Machado recordou sua participação, enquanto vereador em 2022, na votação da lei que autorizou a compra do imóvel, juntamente com o então vereador Luciano Reis Diniz.
O presidente da Câmara Municipal, Myller Bueno de Andrade, elogiou o trabalho do Iprev e destacou o simbolismo da nova sede, que representa estabilidade, economia e respeito ao servidor público. A inauguração também marcou os 100 primeiros dias da atual gestão do prefeito Luis Carlos da Silva, que celebrou a conquista como servidor público e contribuinte do Iprev. Para ele, a sede definitiva é um sonho antigo finalmente concretizado, fruto de união e compromisso com o progresso de Três Pontas.

Conselhos e transparência
O Instituto conta com dois conselhos fundamentais para sua gestão: o Conselho Deliberativo, presidido por Agnaldo Corrêa, responsável pela análise dos processos de aposentadoria; e o Conselho Fiscal, presidido por Denilson Pieve Júnior, que atua na análise contábil anual do Instituto.
A nova sede do Iprev representa mais do que uma mudança de endereço: é um marco de valorização dos servidores, fortalecimento da gestão previdenciária e compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos. Uma história de crescimento escrita a várias mãos – e entre elas, com papel fundamental – as de Gegê, cuja dedicação e comprometimento foram essenciais para construir o que o Iprev é hoje.
Na próxima segunda-feira (28), a Família Iprev retomará suas atividades. O atendimento na nova casa seguirá de segunda a sexta, das 7 às 16 horas.


Sintonize mais: Delegação de Camarões visita Três Pontas