63 anos de Cocatrel: uma festa de serviços e alegria para Três Pontas
Cooperativa e comunidade interagem no “Cocatrel em Ação“, evento recheado de atenção à saúde, diversão e propagação de valores
“Um dia como este é muito importante porque podemos trazer as crianças para divertirem, conhecer um pouquinho dos produtos Cocatrel disponíveis aqui para toda a comunidade e, além disso, mostrar às crianças a importância da Cocatrel para o município de Três Pontas. A Cocatrel é uma empresa reconhecida mundialmente tanto pelo café quanto pelo trabalho que realiza com os cooperados. Hoje, completando 63 anos, e dando uma festa desta, aberta a todos, valoriza ainda mais o trabalho da Cooperativa junto à população.”
A opinião é de Mariani Pereira da Silva que aproveitou as atrações do Cocatrel em Ação, um evento realizado na manhã desta quinta-feira, 18 de julho, data em que a Cooperativa completou 63 anos de fundação. Brinquedos para todas as idades, brincadeiras com um simpático casal de palhacinhos, disputada pintura artística de rosto, uma contação de história especial que teve “tudo a ver” já que o enredo mostrou a relação de uma menina com o café – principal produto agrícola da cidade, consequentemente, razão da existência da Cocatrel. Além de tudo isso, muita pipoca, algodão-doce, o imperdível Iogurte Cocatrel e equipes prestando atendimentos de saúde, por exemplo, aferição da pressão arterial e medição de glicemia – foram incluídos na programação.
Brinquedos, brincadeiras, pintura artística de rosto foram opções para a garotada
na festa de aniversário dos 63 anos da Cocatrel
Meio às centenas de trespontanos que prestigiaram a festa, Mariani percorreu todo o espaço acompanhada da filha, sobrinhos e uma colega. Enquanto Ana Luisa, Ana Clara, Luis Miguel e Kethilyn aproveitavam as opções de lazer, ela contou que não é produtora rural, mas que acompanha a trajetória da Cocatrel bem de perto, por isso, reconhece que a Cooperativa é fundamental para a economia e para o desenvolvimento social da cidade e também dos outros municípios onde atua, por meio de suas filiais. “A Cocatrel influencia em tudo. Ajuda os produtores a produzirem grãos de qualidade e assim serem melhor remunerados, existem as lojas que favorecem a compra de produtos, gera empregos – a grade de trabalhadores é muito grande, enfim, a Cocatrel tem um peso favorável para Três Pontas, gerando muitos benefícios diretos e indiretos para a nossa comunidade”, analisa.
A pedagoga Mariani (segunda à esquerda) levou a filha, sobrinhos e amigas para o Cocatrel em Ação. Para ela, participar é uma forma de reconhecer o papel fundamental da Cooperativa para o desenvolvimento econômico e social de Três Pontas
Finalizando, revela que um irmão foi colaborador da Cocatrel. Hoje, ele trabalha em Pouso Alegre, mas – segundo Mariani – ficou o carinho, o respeito e a gratidão pela família Cocatrel da qual ele fez parte por muitos anos.
O presidente do Conselho Administrativo da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, também aproveitou o evento. Na oportunidade, explicou que a Cocatrel promove anualmente dois grandes momentos de interação social: o Dia de Cooperar (Dia C), realizado em parceria com outras cooperativas locais, e a comemoração do aniversário. “Este aqui é um momento todo próprio e a gente tem um carinho muito grande, especialmente por esta nossa Três Pontas. Está muito bonito, muito bom interagir aqui com as famílias, com as escolas, com os colaboradores, com a sociedade”, ressaltou.
Atenção à saúde presente na programação do Cocatrel em Ação
Jacques destacou que a história da Cocatrel começou em 1961, graças a 144 fundadores visionários que tentaram trazer para os produtores um cenário de estabilidade, de melhor remuneração, e reconheceu: “eles conseguiram. Através desse tempo todo de evolução, dos vários presidentes e direções, instituímos uma empresa sólida, confiável, que traz os melhores benefícios e soluções para os cooperados e isso é muito importante.”
Festa teve algodão-doce, pipoca e Iogurte Cocatrel à vontade
Atualmente, a Cocatrel abrange 120 municípios, através de 19 armazéns, 12 lojas, 2 pontos de recebimento de grãos, gerando mão de obra, retorno para o cooperado e para as respectivas cidades. “Nós começamos a nova matriz de crescimento da Cooperativa a partir de 2015. Hoje já batemos, por duas vezes, mais de 2 milhões de sacas recebidas e o planejamento deste ano é igualar este número. Temos mais de 700 funcionários, colaboradores que nos ajudam no dia a dia, temos 8.500 cooperados. Juntando a tudo isso, a nossa exportação está crescendo dia a dia. Atendemos 35 países em cinco continentes. É uma evolução muito significativa para toda a sociedade”, enumerou o presidente demonstrando satisfação.
Ainda sobre crescimento, Jacques Fagundes valorizou o trabalho voltado à mulher, através do Cafeína Cocatrel. Deixando transparecer contentamento, ele disse que na quarta-feira (17), a Cooperativa inaugurou o quarto núcleo de mulheres produtoras de café. Depois de Três Pontas, Nepomuceno e Ilicínea, o Cafeína Cocatrel chegou a Santana da Vargem. “A Cooperativa se destaca em toda a região por ter maior participação das mulheres. Sendo assim, damos a elas apoio, instrução e comercializamos os cafés das cooperadas com uma condição especial que ganhou receptividade do mercado. O objetivo é assegurar maior ganho para as nossas cooperadas e tem dado muito certo”.
Crianças ouvem com atenção a estória da Menina e o Café, na tenda do Grupo Cafeína Cocatrel
Para Jacques Fagundes, é uma honra presidir o Conselho Administrativo da Cocatrel. “Agradeço à comunidade, aos cooperados e colaboradores que são uma grande fonte de apoio e incentivo. Se estamos hoje na posição de segunda maior cooperativa do país e maior da nossa região é pela participação de todos vocês”, concluiu o presidente.
Cocatrel 63 anos – tradição e solidez estão entre os motivos que merecem comemoração, segundo a Cooperativa