54º Encontro de Companhias de Reis de Três Pontas será dia 17 de janeiro
Evento será realizado na Praça Cônego Victor, depois de bênção especial no Santuário d’Ajuda
Hoje (06), celebramos o Dia de Santos Reis, uma data marcada pela fé, pela tradição e pela preservação da cultura popular. E, em Três Pontas, essa celebração tão especial já é anunciada em grande estilo, com a confirmação de um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, prepara o 54º Encontro das Companhias de Reis.
As folias, que tradicionalmente percorrem residências e comunidades levando fé, música e devoção, terão um momento especial de confraternização e valorização cultural no próximo dia 17 de janeiro, na Praça Cônego Victor. O evento é aberto a todos os adeptos, famílias e à população em geral que preserva e valoriza essa importante manifestação da cultura popular.

A programação terá início às 18h30min, com uma bênção especial no Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, reforçando o caráter religioso e tradicional do Encontro. Já às 19h40min, começam as apresentações das Companhias de Reis, com tempo organizado para que todos os grupos possam se apresentar. Este ano, serão oito Companhias de Reis, um Congado e um Grupo de Moçambique.
Vão se apresentar as Companhias São Cristóvão, Nossa Senhora do Bonfim, Santa Clara, Caminho de Belém, Mãe Rainha, Santa Teresa, Padre Vitor II e Sagrado Coração de Maria, além da Congada Nossa Senhora do Rosário e do Grupo de Moçambique.
Cada Companhia terá 10 minutos de apresentação, seguidos de cinco minutos para agradecimentos. Em seguida, os marungos farão o tradicional “corta-jaca”, com duração de um minuto, mantendo viva uma das expressões mais simbólicas da Folia de Reis.
A apresentação do evento ficará a cargo do radialista João Batista Martimiano, que conduzirá a programação ao longo da noite.
A Prefeitura de Três Pontas reforça o convite a toda a população para prestigiar o Encontro das Companhias de Reis, uma celebração que valoriza a fé, a tradição e a identidade cultural do município.

Sintonize mais: Três Pontas mantém sistema próprio de emissão de Nota Fiscal de Serviços
