Zoológico de Varginha recebe novos moradores
O Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota, o Zoológico de Varginha, está com novidades. Chegaram na última quarta-feira (3), novos moradores doados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) de Belo Horizonte. São 12 Araras Vermelhas, que estão cumprindo o período de quarentena (para que possam se adaptar aos novos recintos), um Gato Mourisco (gato selvagem) e uma Cobra Píton. Todos já ocupam seus novos recintos para exposição ao público.
Os animais estavam no Centro de Triagem (Cetas) do Ibama. As condições de tratamento, manejo e as instalações do Zoológico de Varginha contaram a favor para as transferências.
O Cetas é o local que recebe diversos tipos de animais silvestres apreendidos, feridos ou doados por particulares e tem como função realizar a triagem e destinação.
Quando é possível, os animais são soltos na natureza, em locais adequados à sobrevivência. Para aqueles em que a soltura não é indicada, uma das destinações possíveis é o encaminhamento para os zoológicos.
Com a chegada dos novos moradores, o Zoológico conta com aproximadamente 400 animais entre onça, jaguatirica, ema, arara, papagaio, avestruz, leão, cachorro do mato, jacaré e muitos outros.
O Zoológico de Varginha, que neste 2016 completou 50 anos de existência, funciona diariamente das 8h às 16h30min com taxa simbólica de entrada no valor de R$ 2. Crianças menores de cinco anos e idosos acima de 60 não pagam. Os telefones para agendar visitas monitoradas para grupos são (35) 3690-2709 e 3221-9715.
(Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Varginha)