Política em Três Pontas

Vereadores de Três Pontas reconhecem importância do Codema por meio de Moção de Aplausos

Câmara Municipal de Três Pontas 1

Acesso principal ao Plenário Presidente Tancredo Neves onde acontecerão as entregas das Moções, na sede do Poder Legislativo, no Centro de Três Pontas

Reconhecer publicamente os relevantes serviços prestados à comunidade. Com este objetivo, a Câmara de Vereadores de Três Pontas fará a entrega de Moções de Aplausos e Congratulações aos membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), atuantes no biênio 2013/2014. A cerimônia será nesta quinta-feira (5), às 19h30min, no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Na oportunidade, serão homenageados Alessandra Vitar Sudério Penha, Anira Maximiano, Antônio Garcia de Figueiredo Neto, Bruno Dixini Carvalho, Cosme Vitor Loredo, Décio Marcos de Mendonça, Kátia Souza Lemes, Luis Gustavo Pessi, Maquil Santos Silva Pereira, Marisa Cainelli Basílio de Brito e Roberto Felicori Rodrigues.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Poder Legislativo Municipal, na próxima segunda-feira (9), mais um grupo de pessoas e instituições será agraciado. Receberão a Moção, a Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP), Francisco de Paula Vitor Barros, Geraldo Gabriel de Azevedo, Marco Antônio Antunes, Milton Gama, Padre André Rodrigues Vilas Boas, Padre Ednaldo Barbosa, Padre Rogério Augusto da Silva, Ruy Quintão e Thaylor Rodrigues Duarte. As outorgas começarão também às 19h30min, no Plenário da Câmara.

Meio Ambiente 2

O Codema possibilita a participação conjunta da sociedade civil e dos órgãos governamentais nas questões ambientais. É um órgão que beneficia também a administração municipal (Imagem: Ilustrativa Net)

O Codema

Formado em 50% de membros provenientes da sociedade civil e os outros 50% provenientes dos órgãos governamentais, o Codema é um órgão local do Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente). É autônomo, não submisso à administração municipal, com atribuições deliberativa, consultiva e normativa. Os representantes têm mandato de 2 anos, havendo necessidade de suplente e podendo ocorrer a recondução.

Muitos problemas ambientais, com seus decorrentes impactos sócio-econômicos, teriam sido evitados caso ocorresse uma atuação rápida do órgão local. A familiaridade com as questões sociais, econômicas, culturais e ambientais do município que os membros do Codema  devem possuir, por vezes acabam por preconizar um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pelo município, ao que se refere ao cumprimento das leis ambientais e às suas especificidades municipais. Daí a importância da gestão ambiental nos municípios, pois os principais problemas ambientais ocorrem a nível local, e há também uma tendência de descentralização da gestão dos recursos naturais, que vem acontecendo desde o Pacto Federativo, possibilitando assim uma ação mais democrática, ágil e transparente.

Criar, manter e divulgar o Codema como um órgão que possibilita a participação conjunta da sociedade civil e dos órgãos governamentais nas questões ambientais e, consequentemente, nas questões do desenvolvimento municipal, é valorizar o Codema também como um órgão que beneficia a administração municipal.  (Fonte: Revista da Madeira, Ed.109-Dez.2007) 

 

Previous post

Beatificação de Padre Victor: Ambasp conhece as demandas e oferece apoio a Três Pontas

Next post

Iprev de Três Pontas promove Quarto Encontro dos Regimes Próprios de Previdência Social de Minas Gerais