Vem aí o “Outubro Rosa”
O Grupo de Apoio Combate ao Câncer, Amigas Guerreiras, já definiu a programação do “Outubro Rosa” 2014. Em Três Pontas, as comemorações vão se estender de 14 a 25 do próximo mês. Outubro é dedicado mundialmente às ações de combate ao câncer de mama. Através do movimento a população, empresas e entidades são estimuladas a se unir na propagação da conscientização sobre a doença, sobre as medidas preventivas e sobre a importância da detecção precoce.
Momentos de oração, jogo de futebol beneficente, dia da beleza, palestra estão entre as atividades. O encerramento vai acontecer na Praça Cônego Victor com ações de saúde, dança e, entre outros atrativos, apresentação da ExtaZ Banda Show. (Confira programação completa abaixo).
Para concretizar o “Outubro Rosa”, as Amigas Guerreiras contam com apoio do Rotary Club Três Pontas, Mulheres Empreendedoras, SEST/SENAT, Associação Comercial, Cedup, Unimed, Cocatrel e Prefeitura Municipal.
Câncer de Mama responde a 25% dos casos novos a cada ano, segundo o INCA
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. Para 2014, a estimativa era de 57.120 surgimentos. Também no Brasil, afirma o Instituto, as taxas de mortalidade continuam elevadas e contribui para isso o fato de a doença ainda ser diagnosticada em estágios avançados – mesmo havendo campanhas contínuas de conscientização de que se diagnosticada e tratada oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
Antes dos 35 anos, o câncer de mama é relativamente raro. Acima desta faixa etária sua incidência cresce. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Autoexame das mamas
O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.
Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.
Prevenção
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. (Fonte: INCA)
Terça-feira (14)
- 20h – Igreja Sagrada Face: Encontro de cura e libertação
Domingo (19)
- 10 h – Campo do TAC: Jogo beneficente das estrelas na luta contra o câncer de mama
- Presenças: Elzo Coelho – capitão da Seleção Brasileira, 1986 e Atlético Mineiro / Rondinelli / Andrade e Renato Carioca – Flamengo / Bahia – Sport / Dácio – Cruzeiro / Souza – Bragantino / Paulista – América MG
- Ingressos: R$ 10 – crianças menores de 10 anos não pagam (parte da verba será revertida ao Vida Viva)
Segunda-feira (20)
- 13h às 17h – Cedup: Dia da beleza (Projeto mais beleza para sua vida)
Quarta-feira (22)
- 9h – Auditório da Cocatrel: Palestra “Mulher consciente na luta contra o câncer de mama
- Sorteio de brindes e desfile “Mulheres enfrentando o câncer com mais beleza e autoestima”
Sábado (25)
9h – Praça Cônego Victor:
- II Cãominhada M3 com benção dos animais
- Campeonato de supino
- Apresentações esportivas Academia M3
12h às 15h: Praça Cônego Victor:
- Apresentação da ExtaZ Banda Show
- Zumba com Juninho e Myl Bueno
- Brinquedos
- Pipoca e algodão doce
- Aferição de pressão e diabetes por profissionais da saúde
15h30min: Praça Cônego Victor
- Saída do passeio ciclístico
No Comment