Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Vacinação contra a Gripe vai começar após Semana Santa

Campanha vai de 17 de abril a 26 de maio (Foto: arquivo)

Vem aí a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O movimento começará na próxima segunda-feira (17) com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza, na população alvo para a vacinação.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade e ainda professores do ensino básico, médio e superior de escolas públicas e privadas formam os grupos prioritários.

Detalhe: todas as crianças de seis meses a menores de nove anos que receberam uma ou duas doses em 2016, devem receber uma dose em 2017. Duas doses para crianças de 6 meses a menores de 9 anos primovacinadas.

A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. A Campanha se estenderá até 26 de maio, sendo 13 de maio o chamado Dia D.

Dados

Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza é o objetivo da Campanha (Ilustrativa Net)

O vírus Influenza A (H1N1) tem acometido predominantemente adultos dos 40 aos 60 anos. A Influenza A (H3N2) tem maior impacto em idosos e as cepas B em crianças, adolescentes e adultos jovens. Entretanto, todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária.

Levantamento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostra que em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza sazonal é registrada em idosos. Entretanto, as taxas de hospitalizações em crianças menores de cinco anos são tão elevadas quanto às observadas no grupo de idosos.

Em adultos, a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças de base, enquanto em crianças menores de cinco anos de idade, a maioria das hospitalizações e quase metade das mortes ocorrem em crianças previamente saudáveis, particularmente, no grupo menor de dois anos de idade.

 

 

Previous post

Três Pontas goleia Paraisópolis na abertura da 28ª Taça EPTV de Futsal

Next post

Deu Três Pontas no pódio do Paulista de Bicicross