Vacinação contra a gripe começa e crianças e gestantes terão prioridade nos primeiros dias da Campanha
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na manhã desta quarta-feira (10) e existe um detalhe. O Governo Federal ampliou a faixa etária das crianças com direito à imunização, passando de seis meses a menores de 5 anos para seis meses a menores de 6 anos. Em Três Pontas, de hoje ao dia 18, a prioridade será dada justamente para este público: o infantil e também para as gestantes. Estes dois grupos são, segundo o Ministério da Saúde, os mais vulneráveis às complicações causadas pela Influenza.
Segundo a enfermeira do Programa de Imunização do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, Lara Miranda Silva, os demais grupos começarão a ser vacinados no dia 22 de abril. São eles:
- Puérperas até 45 dias após o parto
- Idosos com 60 anos ou mais
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Trabalhadores em Saúde
- Professores da rede pública e privada
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema prisional
O encerramento da 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza está previsto para o dia 31 de maio, sendo 4 de maio a data marcada para ser o Dia de Mobilização Nacional. O objetivo é reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes das infecções por esse tipo de vírus.
De acordo com dados apresentados pelo Sistema de Informação Hospitalar (SIH), em 1998, o número de internações por pneumonia/gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerias foi de 119.436. Já em 2018, 20 anos após a incorporação da vacina ao calendário de rotina, o número de internações no estado por pneumonia/gripe pelo SUS caiu para 69.867.