Trespontano é nomeado na Secretaria de Estado de Educação e se torna responsável pela liderança dos mais de 800 inspetores escolares de MG
Em setembro deste ano, após passar por processo seletivo do governo de Minas Gerais, Paulo Leandro de Carvalho foi nomeado para chefiar a equipe de inspetores escolares de todo o estado. Desde então, o trespontano ocupa cargo da alta gestão da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em Belo Horizonte, na posição de Assessor Central de Inspeção Escolar.
O processo seletivo faz parte do Programa “Transforma Minas”, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o modelo de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para a administração pública do estado. O objetivo do Programa é assegurar que os profissionais que compõem os quadros de alto escalão do governo estejam aptos a enfrentar os grandes desafios que um estado com mais de 20 milhões de habitantes possui. As seleções são realizadas por mérito, com base em um processo aberto, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas.
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Para o cargo de Assessor Central de Inspeção, o processo seletivo foi composto pelas seguintes etapas: teste de perfil, entrevista por competência, entrevista com especialista – tendo sido entrevistado pelo presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Hélvio de Avelar Teixeira; teste de aderência e entrevista final com o governo, representado pela secretária de Estado da Educação, Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna.
Depois de nomeado, Paulo Leandro passou a ser o responsável pela liderança dos mais de 800 inspetores escolares do estado de Minas Gerais em suas atividades técnicas e inovação no tratamento e sistematização de dados coletados a partir da atuação dos Inspetores Escolares junto às escolas do sistema estadual de ensino.
Paulo Leandro conta que em sua atividade como Assessor Central, terá como projeto prioritário padronizar e integrar as atividades de inspeção escolar em escala estadual, garantindo o alinhamento do trabalho de inspeção com as diretrizes e metas estratégicas estabelecidas pela SEE, a correta alimentação e atualização dos sistemas para o regular e preciso fluxo de informações entre as escolas, os órgãos regionais e o órgão central.
Além disso, revela, tem como principais planos e metas a serem implementados na sua gestão: definir fluxos e padronizar processos relativos ao trabalho de inspeção escolar no estado e contribuir para melhoria do processo decisório na Secretaria de Educação com a sistematização de informações sobre o funcionamento das escolas.
Trajetória Profissional
Paulo Leandro de Carvalho tem 31 anos. É Pedagogo de formação, Técnico em Gestão Pública, Especialista em Direito Educacional, em Gestão e Formação Pedagógica e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alfenas.
Sua trajetória profissional é toda na área educacional, nas seguintes experiências/atividades.
• Professor de Educação Básica, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil na rede pública de Três Pontas.
• Supervisor Pedagógico em Instituição de Educação Profissional da rede privada.
•Atuação na Inspeção Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Varginha, desenvolvendo atividades de supervisão técnica dos estabelecimentos de ensino públicos e privados e avaliação dos cursos da Educação Básica; também atuou como coordenador da equipe de inspetores escolares da Regional e como presidente de Comissão de Processos Administrativos Disciplinares.
• Membro de equipes técnicas e de assessoria: Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb; Comissão Técnica, de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação e membro da diretoria da Associação Mineira de Inspetores Escolares.
• Atuação como professor universitário e coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia na Faculdade Três Pontas.
• Em 2019, foi nomeado Superintendente Regional de Ensino interinamente e como Diretor Educacional coordenando a política educacional das escolas estaduais da região.