Três Pontas revela mais um craque, agora no Handebol
Jessica Mesquita Silva
Três Pontas é sempre lembrada como a terra da música, do café e de Padre Victor. Acontece, porém, que a cidade sul-mineira também é berço de grandes atletas que têm se destacado em diferentes modalidades esportivas: ciclismo, vôlei, futebol, jiu-jitsu e quando se fala em handebol, o mérito vai para o jovem Jeroty Rodrigues Carlos, de apenas 18 anos.
O atleta tem representado Três Pontas e o Brasil em grandes campeonatos. No ano passado, Jeroty Rodrigues jogou pela Seleção Brasileira Juvenil Masculina de Handebol e entrou em quadra nos Campeonatos Pan-Americano Juvenil e Mundial.
A primeira competição foi disputada no Chile e a equipe brasileira conquistou o prata em um jogo acirrado contra a Argentina. “O placar final ficou em 22 a 21”, lembra o trespontano.
Já no Mundial disputado em Tbilisi na Geórgia, o time não se classificou para as oitavas de final, mas conquistou a 19ª posição. “Valeu muito a experiência e o aprendizado de estar com a seleção brasileira jogando no maior evento na categoria juvenil.”
O começo
O bom desempenho no esporte não foi “da noite pro dia”, pelo contrário. Jeroty Rodrigues lembra que seu primeiro contato com o handebol foi em 2010, quando cursava o sexto ano do ensino fundamental na Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola. “Gostava de jogar nas aulas de educação física. Inclusive, meu professor montou uma escolinha e vários alunos participavam.”
A primeira experiência do jovem nas quadras pela modalidade aconteceu em Três Corações em 2011. O jogo fazia parte de um campeonato escolar. “Desde 2010, quando comecei na escolinha, não parei mais e venho me dedicando 100% ao esporte.”
A oportunidade de jogar em um grande time veio em 2014 quando os treinadores Camila Pereira e Moisés Miari o levaram para fazer uma seletiva no time Metodista/São Bernardo, em São Bernardo do Campo (SP). “Além de mim, outros jogadores trespontanos foram a essa seleção e o clube acabou se interessando por mim”, lembra.
Em 2015, Jeroty se mudou para São Bernardo do Campo para poder se dedicar mais ao handebol e agarrar com unhas e dentes essa chance. Sua dedicação foi tanta que, no ano passado, foi escalado para jogar na Seleção Brasileira Juvenil. “Desde sempre tive o apoio dos meus pais e familiares. Eles sempre me ajudaram a tomar minhas decisões”, agradece.
2018
Depois de um 2017 cheio de oportunidades memoráveis, o atleta diz que está de olho nos jogos pan-americano e mundial de 2019. Portanto, 2018 será um ano de preparações. “Quero evoluir meu desempenho nos jogos pelo clube em que eu estiver e aprender com jogadores mais experientes”, encerra com humildade, entusiasmo e determinação.