Três Pontas está na Onda Vermelha do Minas Consciente e assunto deverá ser debatido no início da semana
A partir de hoje (16) até a próxima sexta-feira (22), a macro e a microrregião Sul de Saúde, que englobam a cidade de Três Pontas, estão na Onda Vermelha, conforme o Programa Minas Consciente, implantando pelo Governo do Estado.
O documento foi atualizado na última quinta-feira (14). No dia anterior, houve reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 decidindo que a macrorregião Noroeste retornará para a onda amarela, fase que permite a abertura de alguns serviços considerados não essenciais, como bares (consumo no local) e salões de beleza.
O grupo também indicou a manutenção de outras dez regiões na onda vermelha, quando somente os serviços essenciais têm o funcionamento autorizado, como padarias, supermercados, farmácias e bancos.
Apenas a macrorregião Triângulo Sul permanece na onda verde, com a permissão de funcionamento de atividades não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas, parques e teatros.
Três Pontas
O prefeito Marcelo Chaves Garcia está afastado das funções administrativas presenciais porque se recupera da Covid-19. No entanto, uma reunião está prevista para acontecer na segunda-feira (18). Representantes da Administração e outras autoridades devem discutir caminhos e tomar uma decisão conjunta referente ao período de recomendação para onda vermelha.
Momento de precaução
Segundo o governador Romeu Zema, as resoluções do Comitê Extraordinário Covid-19 foram tomadas após a constatação do crescimento do número de casos e óbitos pela doença no estado. Foi registrado aumento de 6,5% nos casos confirmados em relação à semana anterior e de 4,4% no número de óbitos nos últimos sete dias. Zema fez mais um apelo à população para a manutenção das medidas protetivas.
“Sei que todos já estão cansados de manterem estas restrições, de ficarem isolados, de usar máscara e manter o distanciamento social, mas nós precisamos deste esforço final. A vacina está para chegar a qualquer momento. Muito provavelmente neste final de janeiro ou início de fevereiro o processo de vacinação vai se iniciar. Peço encarecidamente à população que tome as medidas de precaução, porque os hospitais estão hoje com uma ocupação muito maior do que aquela que tivemos no primeiro pico da pandemia. Então todo o cuidado é recomendado”, reforçou o governador.
Abaixo, algumas medidas importantes de prevenção, indicadas pela equipe da plataforma Cresça Mais
1) Cubra o nariz e a boca com o antebraço ao espirrar o tossir.
2) Não compartilhe objetos pessoais.
3) Evite cumprimentos com beijos, abraços e aperto de mãos.
4) Lave as mãos sempre com água e sabão, em sequência utilize o álcool em gel.
5) Beba bastante água, evitando ficar com a boca seca.
6) Não esfregue os olhos, nariz nem leve as mãos à boca.
7) Evite ambientes fechados e superlotados.
8) Prefira praticar esportes e lazer em locas abertos.
9) Se possível, adie aquela viagem que estava programada… Terão outras oportunidades!