Três Pontas está na fase regional dos Jogos Escolares 2016
De 23 a 29 de maio foi realizada a fase microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2016). O evento reuniu em Varginha atletas de 23 municípios, representados por 64 instituições de ensino. Eles disputaram nas modalidades basquete, handebol, futsal e voleibol no módulo I (alunos de 12 a 14 anos) e no módulo II (alunos de 15 a 17 anos).
Várias escolas de Três Pontas participaram e três asseguraram lugar na próxima etapa, a regional, agendada para 20 a 26 de junho, em Pouso Alegre. A equipe de futsal masculino módulo I da Escola Estadual Professora Marieta Castro, por exemplo, chegou à grande final, quando, no domingo (29), encarou o time de Campo do Meio. Os trespontanos levaram vantagem, venceram por 3 x 2 e ergueram o troféu de ouro. O título se tornou o passaporte para a fase seguinte.
“Foi um jogo muito difícil. Pensamos que nossos atletas iriam sentir bastante em quadra, mas eles se superaram e fizeram bonito”, comemora Carlos Roberto Silvério.
Ainda conforme explica o Educador Físico, a equipe foi para a competição ciente da responsabilidade de representar Três Pontas frente a 22 cidades do Sul de Minas. E a cada vitória, conta “Carlinhos”, juntamente com a comemoração crescia o compromisso de honrar o nome da Terra do Beato Padre Victor. “Até mesmo na semi-final, quando os meninos enfrentaram Varginha, time da casa que, logicamente, jogou muito mais à vontade, o empenho dos alunos da Escola Marieta Castro falou mais alto que a ansiedade”, recorda o Professor.
Eufóricos, os atletas campeões da microrregional festejam e contagiam toda a Escola. “Carlinhos” comenta que espera essa “poeira assentar” para “dar uma mudadinha” nos treinos, afinal em Pouso Alegre as disputas serão entre os primeiros lugares de sete superintendências regionais de ensino. Os trespontanos representarão a SRE de Varginha.
Lazer e integração estão entre os incontáveis benefícios trazidos pela participação de crianças e jovens nos JEMG. Para “Carlinhos” é também uma maneira de despertar em outros alunos o interesse pelo esporte, uma prática que, segundo o Professor, é eficaz para afastar a moçadinha de possíveis experiências com drogas, marginalidade, criminalidade.
“Gostaríamos de agradecer o suporte que recebemos da Prefeitura Municipal de Três Pontas e o nosso muito obrigado vai por intermédio do Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto e da Secretária de Esportes, Erika”, finaliza o Professor.
De Três Pontas também foi campeã na fase microrregional a equipe de futsal masculino módulo II da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, sob orientações dos professores Keila e Gabriel Brito (Bibi) que venceu, sábado (28), o time de Coqueiral por 4 a 1.
Pela Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola a modalidade que brilhou foi a do handebol. A equipe feminina módulo II trouxe para casa o troféu de campeã e assegurou a vaga para as disputas em Pouso Alegre. Os times masculinos garantiram prata. Os alunos foram vice-campeões nos módulos I e II. E teve ainda um terceiro lugar, ficando as medalhas de bronze para as meninas do handebol módulo I. As equipes têm à frente o Professor Sidnei.
Os Jogos Escolares
Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), no Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e no Módulo II, de 15 a 17 anos.
No JEMG/2016 as modalidades disputadas são atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.