Três Pontas É Contemplada No Edital De Bandas De Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais divulgou, no último dia 18, o resultado do edital do Programa Bandas de Minas e Três Pontas foi uma das cidades que teve seu projeto aprovado. Agora a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro receberá novos instrumentos para continuar promovendo música e a cultura das bandas marciais.
O Programa Bandas de Minas tem o objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira: as bandas civis de música. Com o projeto da Prefeitura Municipal de Três Pontas e recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig) foi possível a conquista de novos instrumentos de sopro, metal e percussão para a Corporação local. Além dela, mais 84 bandas foram contempladas.
O Estado possui 681 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura, distribuídas em 500 municípios. As bandas se tornaram mais populares quando a Corte Real Portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, e trouxe uma banda que passou a tocar nas cerimônias oficiais.
Além da doação de instrumentos, o Bandas de Minas também vai promover um Encontro de Bandas, integrando a programação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e ainda ofertar oficinas e atendimento qualificado às bandas de música que queiram aprimorar seu repertório e promover os seus próprios encontros regionais.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Pontas)