Três Pontas Contra a Dengue: próximo mutirão de limpeza será no Bairro Cidade Jardim
Por Mariana Tiso
Edição Arlene Brito
Várias medidas estão sendo tomadas para controlar os focos de criação dos mosquitos transmissores da Dengue e outros vírus em Três Pontas. Uma delas é o mutirão de limpeza, que foi realizado durante dois sábados. O primeiro encontro foi na Vila Marilena e Ponte Alta, o segundo foi no Bairro Santa Edwiges e contou com o apoio da população e do Grupo de Escoteiros. O resultado será percebido no decorrer do tempo, mas pode-se dizer que o combate é o método mais eficaz contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O próximo mutirão será realizado no sábado, 2 de abril, às 8h30min no Bairro Cidade Jardim e o ponto de encontro dos voluntários será a Creche Nilce Piedade Rabello.
A Prefeitura pede insistentemente, inclusive com a distribuição de panfletos informativos, que a primeira ação contra o mosquito seja realizada pelas famílias trespontanas em suas próprias casas. É fundamental a eliminação de possíveis criadouros de larvas, tais como latas, garrafas, vasos de plantas, pneus velhos, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras e ainda manter fechadas cisternas e caixas d’água. Outra atitude importante na guerra contra o Aedes aegypti é vistoriar sempre talhas, reservatórios de água de geladeiras, além de manter as calhas limpas.
Na sequência do combate vem a fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Periodicamente, os agentes visitam os imóveis, orientam os moradores e, quando é o caso, previnem a proliferação do Aedes aegypti com o uso de larvicidas.
Em situações específicas, é feito o fumacê, seguindo as normas do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, o recurso está sendo realizado em todos os lotes que apresentam criadouros. Os proprietários são informados e notificados. As escolas também estão recebendo atenção especial quanto à educação sobre a prevenção contra a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya com palestras e rodas de conversa.
Segundo a Vigilância Sanitária de Três Pontas, responsável pelo combate, o maior índice de Dengue se dá no fim de março e começo de abril. Ainda de acordo com a Secretara de Saúde, que abriga a Vigilância Sanitária, neste ano já foram 409 casos notificados, 15 deles confirmados, 40 descartados e 353 estão sob investigação. Em 2016, não houve morte decorrente da doença na Cidade