Tratamento contra Tabagismo em Três Pontas busca novos participantes
Por Mariana Tiso (Estagiária)
Estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, vagas para o tratamento contra o tabagismo. A equipe que dá suporte às pessoas que desejam abandonar o vício do cigarro é composta por um médico pneumologista, além de um farmacêutico, um enfermeiro e um psicólogo.
Todos os medicamentos são gratuitos e o tratamento é feito em 4 sessões com um encontro por semana. Depois, acontece reunião uma vez por mês durante um ano todo.
Quem tiver interesse em participar pode deixar o nome em qualquer unidade de atendimento à saúde do Município ou pelo telefone (35) 3266-2263.
Desde que foram comprovados os malefícios do cigarro, fumar deixou de ser sinônimo de elegância. São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14. O tabaco é capaz de causar as mesmas doenças para qualquer pessoa que inala a fumaça, seja fumante ou não.
Durante décadas o ato de fumar foi, equivocadamente, interpretado como um estilo de vida, e reforçado expressivamente pela propaganda. Hoje, ao contrário, existe o entendimento de que o tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina, estando classificado no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Além disso, as diversas substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco são fatores causais para cerca de 50 doenças tabaco-relacionadas.
A severa dependência provocada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, demandando tratamento específico.
O tratamento existe em Três Pontas há mais de dez anos e o número de pessoas atendidas não é preciso, mas é possível dizer que mais de 500 cidadãos já passaram pelo tratamento disponibilizado pela Cidade. A cada dois meses, um novo grupo é formado, abrindo caminhos para a saúde e qualidade de vida.
(Fonte de dados: INCA – Tratamento contra o Tabagismo)