Sol, Marte e Vênus regem 2016. Como os astros vão influenciar as pessoas neste novo ano?
Deixamos 2015 para trás e adentramos por um ano totalmente novo. E o que 2016 reserva para cada um de nós? Seria promoção ou desemprego, fortuna ou miséria, doença ou saúde, crescimento ou retrocesso, equilíbrio ou perturbação, paz ou guerra? E o que vem pela frente para Três Pontas e sua gente talentosa e hospitaleira? Com exclusividade, o Sintonizeaqui procurou saber…
Entrevista
Silvana Helena Silveira
Cursos: terapias holísticas, cristais, reiki, cromoterapia, radiestesia e radiônica; iniciação em Umbanda, Candomblé e outras culturas; astrologia, tarô e outros.
Silvana, quais astros regem este ano de 2016?
Este novo ano é regido pelo Sol, por Marte e por Vênus. Então, temos muito calor, muita vitalidade e muita sensualidade. O Sol, por si, rege a liderança, a saúde, a celebridade, os méritos. Quem lidera está sendo apoiado pelo Sol para liderar com moral, com ética, com verdade, com lucidez, com prudência, com libertação das sombras e retorno à luz. O Sol apoia para o controle do egoismo, da megalomania. As pessoas devem aprender que elas são o que elas são e, não, o que elas têm. Mas, as pessoas, com certeza, estarão mais intensas, por exemplo, se têm medo, mais medo sentirão; se têm garra, mais garra terão; os nervos estarão à flor da pele. Ao mesmo tempo, haverá muita sensualidade. As pessoas estarão movidas pelo ‘instinto animal sexual’, eróticas, quentes, agitadas. A regência leva a mais aceleração em todos os sentidos.
E quais são as principais, digamos, consequências, dessas influências, da reação intensa?
A principal delas se refere à família, ao relacionamento interpessoal. Haverá muitas gravidezes, mas muitas indesejadas. Muitas crianças nascerão. Devido a esse mesmo calor intenso, a tendência é a instalação da irritabilidade, de conflitos pessoais, entre casais, entre família, enfim, individuais e sociais. As pessoas estarão reativas, ou seja, um simples olhar pode causar irritação e dar início a uma discussão.
De que maneira pode-se tirar proveito da combinação Sol, Marte e Vênus?
Um exemplo: o sol pode provocar queimaduras, pode causar câncer de pele, pode provocar a seca, mas sem ele não temos vida. Então, podemos usar o Sol que é luz para iluminar a alma e para gerar toda forma de vida. Podemos usar a sexualidade para a procriação consciente, responsável para que uma criança venha ao mundo, mas cercada de amor, respeito, proteção. Assim, garantimos a continuidade da humanidade, mas de uma humanidade bem formada. Tudo tem um lado ruim e tem um lado bom. Temos que saber usar o lado bom das coisas. Como? Especialmente este ano, com muita paciência e tolerância, aprendendo dia a dia a lidar com as situações.
E como se preparar para encarar essas situações do dia a dia?
‘Conheceis a verdade e ela vos libertará’. Se você já sabe que toda a atmosfera está densa, que as pessoas estão com medo, que estão desta forma reativa evite ambientes tumultuados. Procure meditar, usar cores claras – branco, amarelo, azul; evite o preto, o marrom e as cores apimentadas. Procure sua igreja, ore, acenda vela, acenda incenso se você gosta, tome um floral, descanse debaixo de uma árvore, busque a harmonia da natureza. O importante é voltar para dentro de si, é lembrar que nós somos perfeitos e acabados. O que nos impede de termos um lugar maravilhoso para vivermos e sermos felizes completamente? As nossas atitudes, as nossas reações. Procure não ter medo, mas ter paz; não ter esperança mas, sim, ter fé, ter certeza e, claro, ter ação porque sem ação, a fé é morta. Procure agir: estudando, meditando, lendo bons livros, ouvindo boas músicas, enfim, coisas que acalmam, que te tranquilizam. Este é um ano excelente para psicólogos, psiquiatras, psicanalistas; os consultórios estarão cheios porque as pessoas estarão muito irritadas, terão problemas. E como evitar isso? Buscando a paz.
A lei ação-reação estará em alta.
Com certeza, sempre. Nós colhemos aquilo que plantamos. A questão é trabalhar o mental, conhecer a si mesmo e se perceber que ficará reativo em uma determinada situação, fuja dela.
Silvana, você nos presenteou olhando o que o tarô mostra para Três Pontas neste 2016. Por favor, explique o que essas cartas estão dizendo para a nossa Cidade.
Claro. As cartas são usadas há muito tempo, são milenares e são um oráculo. Para Três Pontas temos o Carro e o que essa carta representa? Ela mostra o movimento, então, as coisas vão andar. Só que nesse andar pode-se passar por cima de pessoas, atropelar situações, ou seja, adquirir problemas ou o que a gente chama de dívidas cármicas. Então, cuidado! Ande, mas com cuidado, com inteligência, com gratidão, com humildade que restaura o equilíbrio; ande com amor, com perdão, com controle mental. Viva com justiça e lucidez. Nesse ano, o que tiver na Justiça para acontecer, acontecerá. As máscaras vão cair.
E isso aparece na segunda carta, não é?
Sim, muitas cabeças vão rolar, muitas máscaras vão cair, mas muitos vão subir. Essa carta, a Roda da Fortuna, mostra que a verdade vai aparecer. É um ano da Justiça porque temos Jesus no trono e Ele é verdade e justiça.
Jesus no trono, como assim?
Na Umbanda, 2016 será regido por Oxalá. Se você pegar o Sermão da Montanha, terá o manual para o ano todo: amor, perdão, verdade, justiça – isso é Jesus. Ainda que tenhamos todos esses desafios, com certeza, podemos passar com paz. Nós podemos fazer a nossa paz no meio da guerra. Um exemplo, Santa Madre Tereza de Calcutá. A Roda da Fortuna é isso, muitos sobem, muitos descem. Lembra da ação-reação? Quem plantou coisas boas colherá coisas boas e aqueles que tiveram atos negativos vão enfrentar as consequências.
Terceira carta do tarô para Três Pontas em 2016.
É o enforcado que, na verdade, é o dependurado. Aqui na carta temos uma pessoa dependurada pelos pés amarrados, com as mãos amarradas, ou seja, em uma situação que basicamente, na terceira dimensão, nada pode fazer. Mas ela pode usar o mental superior: meditar, pensar, refletir, trabalhar a sua alma e o seu espírito, trabalhar a verdade.
E depois, Silvana, o que vem?
Interessante porque temos o Sol regendo o ano e temos aqui o Sol do tarô que é luz, prosperidade, muitas coisas boas. Para quem? Para quem plantou coisas boas, mas também muitas excitações, muito desespero para quem plantou essas sementes. Cada um vai colher conforme aquilo que plantou. Mas cabe, com tolerância, paciência levar a luz, refletida através do Sol, para a convivência com o outro e, na medida do possível, ajudar esse outro.
Nessa mesma carta, temos duas crianças que remetem a nascimento e a muitos relacionamentos complicados. A tendência é que haja mais problemas nas famílias porque pessoas nascem sem lucidez, sem esclarecimento, sem educação. Vemos aí a família falida, um sistema educacional falido e, logicamente, uma política falida porque política vem da educação, vem da família. Compete a cada um tomar cuidado com as famílias, com as crianças; transmitir a elas o que se tem de bom.
A última carta do tarô apresenta o que para Três Pontas neste novo ano?
Temos aqui a Temperança, uma figura angelical; ela tem asas, traz uma estrela na cabeça e tempera uma água usando um jarro vermelho – de quente, e o azul – de frescor. Há necessidade de temperar ‘essas águas’, buscar o equilíbrio. E temos também a Lua que não afeta somente a agricultura e os mares, mas também a nós mesmos que somos mais de 70% água. A Lua vai afetar as pessoas, então, tendo consciência que está sendo afetada por um astro e sentindo a reação negativa, essa pessoa pode optar pela reclusão por um momento, pela meditação, por um banho de mar, por um passeio pelas montanhas, pisar no chão, pisar na terra, ficar debaixo de uma árvore, enfim, buscar a natureza será um bom momento; buscar o conhecimento, o equilíbrio. O mental, neste ano de 2016, é muito importante.
Suas considerações finais.
Não entre nessa de que tudo está ruim, que todo mundo vai sofrer. Não! Vai sofrer quem quiser porque a questão é plantar e colher. O ser humano é perfeito, as atitudes e gestos é que não são. Então, vamos ser responsáveis, controlar o medo – inclusive de mudar e se corrigir. ‘Nossa imagem mental de nós mesmos torna-se a chave de nossas vidas’. É importante ter a compreensão básica do que nós somos. Nós somos alma, somos espírito em evolução. Nós somos perfeitos, a essência, mas estamos aqui para aprender, para aprimorar e este ano tem tudo para trazer tudo isso pelo Sol, a luz, então, busque a luz no sentido mais próspero possível. A criação volta ao criador. Se a pessoa cria uma energia positiva, se tem boas atitudes, se doa, se compartilha – tudo volta para ela. Lembre-se disso para que você não sofra quando em situação de ‘dependurado’, sem atitude. Eu sugiro que as pessoas abandonem o sistema que é imposto a elas: que tudo está ruim, que o País está falido, que todos vão ficar desempregados e doentes; abandonem as crenças da negatividade e coloquem os sonhos em prática. Que sonhos? O sonho de que todos tenham saúde, todos tenham paz, todos tenham prosperidade. Geralmente os sonhos são saudáveis e por eles pode-se construir um mundo novo. Vamos seguir o exemplo de Madre Tereza, ela viveu mais de 80 anos meio a tantos conflitos, mas tinha luz e passava essa luz para as pessoas. Vamos todos trabalhar isso para termos um 2016 em paz ainda que no meio da guerra.