Semana de atividades contribui para o fortalecimento do empresariado
A 1ª Semana do Empresário Trespontano, realizada de 27 a 31 de outubro, foi muito bem sucedida. A avaliação é do Presidente da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai), Michel Renan Simão Castro. A entidade assinou a realização do evento que teve por objetivo promover a troca de ideias e experiências, tirar dúvidas, auxiliar para que os índices de sucesso das empresas sejam crescentes e sensibilizar para que haja ajuda às pessoas que estão iniciando seus negócios.
Para o Presidente da Acai, o número de participantes em cada uma das atividades surpreendeu. Também chamou a atenção de Michel Renan, a quantidade de microempreendedores individuais que procuraram pelas palestras, workshops, oficinas e consultorias.
A presença dos MEIs no evento e no Município – onde eles já chegam a 900 – reforçou a necessidade de apoio ao setor. Assim, a Acai pretende até o final deste ano, criar uma incubadora para aqueles que estiverem devidamente formalizados e desejarem o suporte nas primeiras etapas de vida de seus negócios.
Selo de qualidade – capacitação para o acesso às linhas de crédito
Quem participar ativamente dos cursos, das palestras e de outras atividades da incubadora receberá da Acai um selo de qualidade que, segundo Michel Renan, funcionará como um comprovante de capacitação. Este selo deverá abrir portas junto a instituições financeiras, já que uma das grandes dificuldades dos MEIs é vencer o burocrático acesso às linhas de crédito.
Para que os microempreendedores possam adquirir de forma mais facilitada o financiamento necessário ao desenvolvimento de suas empresas, a Associação Comercial já assinou convênio com o BDMG.
Campanha de Recuperação de Crédito
Paralelamente à Semana do Empresário, a Acai de Três Pontas lançou a Campanha de Recuperação de Crédito que se estenderá até o final de novembro. A intenção é favorecer a negociação de dívidas contraídas junto ao comércio local. “O movimento tem surtido resultados positivos”, afirma o Presidente.
Uma das preocupações, conforme relata Michel Renan, é conhecer bem de perto os motivos que levam ao aumento ou ao decréscimo dos índices de inadimplência no Município. Para isso, a Associação está buscando junto ao Sebrae MG, ferramentas que possibilitem o acompanhamento, consequentemente, a tomada de possíveis medidas para evitar prejuízos para o comércio e o bloqueio de crédito para os consumidores.
Para finalizar, Michel Renan diz que os apoiadores e patrocinadores receberão em breve a prestação de contas da 1ª Semana do Empresário Trespontano. “Tenho certeza que eles ficarão satisfeitos e vão ser novamente nossos parceiros nas próximas edições”.
No Comment