Semana das Juventudes está sendo promovida na Escola Estadual Professora Marieta Castro
Jessica Mesquita Silva
A Semana Estadual das Juventudes começou a ser promovida hoje (14) na Escola Estadual “Professora Marieta Castro”, em Três Pontas. As atividades serão desenvolvidas até a próxima sexta-feira (18), de 7 h às 11h25min e de 13 h às 17h25min. A comemoração é voltada para estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental.
De acordo com a especialista de Educação Básica e supervisora Pedagógica da instituição de ensino, Dálete de Souza Maia Vicentini, a expectativa é de que os estudantes desenvolvam habilidades e competências para enfrentar situações do dia a dia.
Entre os temas abordados durante a Semana das Juventudes estão: protagonismo juvenil, trabalho e juventude, convivência democrática, jovem e construção de uma identidade, juventude escola, saúde e juventude e sexualidade.
Os estudantes irão assistir a palestras e participar de rodas de conversas. Além disso, haverá exposição de trabalhos, oficinas e show de talentos.
Sexualidade
As 16 horas, a professora de Ciências, Joana D’Arc de Fátima Archângelo e Silva, deu início à palestra sobre sexualidade, abrindo a Semana especial.
Saúde e Juventude
No último dia de atividades, o médico pediatra, Dr. José Feres Neto, irá falar sobre cuidados, alerta e prevenção de doenças. A palestra será realizada no SEST/SENAT às 13h30min.
Semana Estadual das Juventudes
A Semana Estadual das Juventudes foi sancionada no ano passado pela lei 22.413 e busca incentivar o debate sobre políticas públicas para a juventude; discutir temas relacionados à juventude nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer, sexualidade, drogas e trabalho; estimular a participação dos jovens no processo de decisão política regional e nacional e a maior participação da mulher na vida política; discutir medidas para a proteção de segmentos específicos de jovens, como índios, quilombolas, camponeses ou ribeirinhos; debater os direitos de igualdade de gênero como exercício de cidadania e também discutir as garantias de sociabilidade e igualdade de direitos para a população LGBT.