Seja um Colaborador Legal! Trespontanos podem ajudar ONG de defesa animal fazendo doações através da conta de água
Arlene Brito
Os trespontanos que entendem a importância do trabalho realizado pela ONG Pelo Amigo TP podem colaborar para que a castração continue sendo realizada em cães e gatos abandonados ou que pertencem a donos de baixa renda. A forma de contribuir é muito simples: basta doar qualquer valor que será cobrado mensalmente na conta de água.
Para se tornar um contribuinte da causa de defesa animal, o usuário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) deve se dirigir a um dos três endereços relacionados abaixo e autorizar o acréscimo na conta. O valor estipulado pelo colaborador será destinado à ONG. “A contribuição é voluntária e poderá ser cancelada a qualquer hora, de modo também simples e seguro”.
Representantes da ONG Pelo Amigo TP explicam ainda que a instituição apresentará a cada três meses um balanço da administração dos recursos angariados. Assim, o contribuinte poderá conferir quanto foi arrecadado e onde o dinheiro foi aplicado.
As fichas de autorização de débito estão disponível para o preenchimento no Consultório Odontológico Dra. Laura de Brito Vinhas (Rua Nossa Senhora d’Ajuda, 285), no Pet Shop Patinhas Elegantes (Rua 7 de Setembro, 141) e na Boutique Carla Machado (Praça Professor Teodósio Bandeira Campos, 16 A) – todos no Centro de Três Pontas. Quem preferir, pode enviar mensagem “inbox” para https://www.facebook.com/OngPeloAmigoTP que um responsável levará a ficha de adesão até o interessado.
Castração, posse responsável, adoção
A ONG Pelo Amigo TP – como o nome já caracteriza – não tem fins lucrativos e atua com direitos e deveres assegurados ao pleno exercício de suas funções desde 2010. Os compromissos seguem três linhas: 01) a castração de cães e gatos abandonados ou com donos de baixa renda; 02) a conscientização sobre posse responsável e 03) adoção.
No entendimento da entidade, castrar para evitar o nascimento de ninhadas não planejadas e para eliminar os transtornos durante o cio das fêmeas, traz mais resultados – a menor custo – do que o recolhimento em abrigos e a prestação de socorro em caso de atropelamento e fuga do autor. Por isso, a castração é prioridade nas atuações.
“Participantes de outras entidades que levam resultados efetivos à sociedade, ajudando a reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas, concordam com esta visão da Pelo Amigo TP e procuram atuar também neste sentido. Estamos em um caminho árduo, mas correto”, registra a Organização.
Ainda segundo a ONG, muitas associações de proteção animal em todo o Brasil se endividaram e foram fechadas por não conseguirem arcar com os custos de manutenção e tratamento veterinário de animais. Desejando outro destino à Pelo Amigo TP, a ONG enxerga a necessidade de maior conscientização da população trespontana sobre maus tratos e sobre a Lei Estadual que pune os agressores.
“Infelizmente muitos conterrâneos nossos se desfazem do animal indefeso, que é de responsabilidade deles. Essas pessoas transferem seus deveres para com o bicho, que deveria ser de estimação, para o restante da comunidade. E a comunidade cobra da ONG e do poder público que resolvam o problema dos animais abandonados. Este problema só é amenizado com o controle da natalidade pela castração. Com a redução do número de ninhadas, terão animais aqueles que realmente cuidam com o amor e respeito que eles merecem. É para isso que atuamos e, não, pelo sacrifício de arcar com irresponsabilidade desses transferidores”, esclarece.
Mais castração, menos abandono! Junte-se ao time de colaboradores legais!