Segurança no trabalho é assunto de semana especial na Santa Casa de Três Pontas
Ampliar a informação e o aprendizado. Alertar para a importância e a necessidade de trabalhar com atenção e segurança. Buscar a integração dos funcionários. Promover a confraternização das equipes. Disponibilizar momentos de descontração.
São estas as finalidades da 3ª Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho – realizada na Santa Casa de Misericórdia Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas. O evento será encerrado na tarde desta sexta-feira (21).
De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática, Wilson Machado (foto ao lado) o funcionário mais informado, preparado, confiante e com maior disposição para as atividades que executa na Instituição além de correr menor risco de se acidentar, presta melhor atendimento aos pacientes.
“O ritmo é exaustivo, o pessoal lida com vidas, com pessoas que chegam aqui debilitadas física e emocionalmente. Os funcionários precisam de um suporte para que possam dar continuidade às suas missões com entusiasmo, serenidade, dando ao paciente e à família o ‘feedback’ que eles esperam e, lógico, para que tenham precaução evitando, assim, acidentes que possam tirá-los temporariamente do serviço ou que os levem à contaminação”, explica Wilson Machado.
É isso que o evento tenta promover há três anos. E tem dado certo. O Técnico em Segurança do Trabalho comenta que a cada seis meses elabora um gráfico. As estatísticas são positivas. No semestre passado, por exemplo, aconteceram três acidentes com material perfuro cortante. Há um ano, chegou-se a registrar no semestre 10 acidentes da mesma modalidade, portanto, houve uma redução de quase 80% atribuída à Sipat.
“Os funcionários colocam as informações, as orientações, os conselhos em prática e todos ganham com isso. Além da Sipat e de um Curso de Brigadistas que a gente realiza em agosto, existe a educação continuada que eu executo por setores o ano inteiro e temos ainda uma Psicóloga que nos dá apoio”.
Dia a Dia
Na segunda-feira (17), os funcionários presenciaram a palestra da Enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura Municipal, Keila Cecília Ricardo, com o tema “Prevenção, Monitoramento de Material Biológico”. Eles tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos e foram conscientizados, ainda mais, sobre como trabalhar com pacientes portadores de Hepatites, Tuberculose, Aids e outras doenças contagiosas.
“Dedetização e Inseto” foi o assunto abordado na terça (18). Wilson Machado explica que manter o ambiente hospitalar livre de formigas, baratas, ratos, pombos e outros é de suma importância porque os indesejáveis visitantes incomodam e podem transmitir doenças aos servidores e àqueles que já estão lutando para sair de um quadro de enfermidade. Quem ministrou a palestra foi o Engenheiro Agrônomo, Guilherme Borges Frota, gerente sócio da Atack de Varginha, empresa que presta serviços à Santa Casa trespontana.
Um vídeo-palestra com o professor Gretz trouxe o “Entusiasmo e Relacionamento no Trabalho”. Com muito humor, o conferencista – um dos maiores do País – mostrou que as pessoas fazem a diferença quando estão bem orientadas, motivadas e que desempenham suas tarefas com maior qualidade. O professor defende ser necessário motivar os integrantes de toda a empresa porque, analisa, a somatória de todos forma um grupo forte e preparado para vencer. Superação, lealdade, dedicação ao trabalho e humildade para aprender coisas novas são conselhos sempre deixados pelo professor.
No penúltimo dia da 3ª Sipat, a Enfermeira Supervisora da UTI, Cacilda Aparecida Rodrigues Gaspar, falou sobre “Stress do Profissional de Enfermagem dentro de Setor Fechado – UTI”. Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho, a UTI e o Centro Cirúrgico são dois setores onde os funcionários chegam e ficam o tempo todo. O espaço reduzido, a responsabilidade que muitas vezes impede o funcionário de se ausentar para suprir necessidades pessoais, por exemplo, almoçar na hora certa ou simplesmente ir ao banheiro, são fatores que podem levar ao stress, à geração de conflitos. Então, praticar com amor a profissão escolhida e tratar o paciente com carinho e respeito, buscando forças e meios de contornar as situações que levam ao stress, foram tópicos da explanação da Enfermeira Cacilda.
Na tarde de hoje, sexta-feira (21) a Psicóloga, Mariana Ximenes, encerra a Semana levando “Motivação” aos funcionários. Na visão do Técnico em Segurança do Trabalho, a motivação precisa ser desenvolvida diariamente para que os trabalhadores possam vencer os momentos difíceis. Wilson Machado entende que essa motivação precisa ser diária, por isso, achou indispensável a inclusão do assunto em praticamente todos os momentos da Sipat.
Algo a mais
Durante a Semana houve sorteio de brindes arrecadados junto ao comércio local, clientes e fornecedores da Santa Casa. A Instituição colaborou para o cafezinho especial servido todos os dias, oportunidade para uma boa conversa. Algumas empresas, tais como a Propague Brindes e o Sintonizeaqui, contribuíram no patrocínio de personalização de camisetas usadas durante o evento. Os palestrantes foram voluntários. “Muita gente colaborou para que haja menos acidente, menos stress e mais qualidade do atendimento no nosso Hospital”, agradece Wilson.
A Santa Casa não pode parar. Então, para a participação na Sipat está acontecendo um revezamento dos integrantes das equipes. Em média 30 funcionários presenciam as palestras diariamente. Automaticamente, eles se transformam em multiplicadores de ações e informações.
“Se a empresa – em qualquer ramo de atividade – oferece oportunidades, aproveite, porque há ganho de conhecimento, de entrosamento, de produção. Sempre existe uma coisa nova a ser absorvida em favor próprio e de terceiros, então, é importante ir e motivar o colega a também participar”, incentiva finalizando o Técnico em Segurança do Trabalho, Wilson Machado.
No Comment