Segundo dia do Enem: o que fazer se não fui bem na primeira prova?
No próximo domingo, 28, acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que traz para os candidatos questões que abordam Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia foi registrado 26% de abstenção, e esse número pode ser ainda maior já que muitos acabam pensando em desistir por acreditar que não foram tão bem na prova anterior.
“A aprovação é a soma de vários fatores e da TRI, que é o conjunto matemático de correção das provas. E o gabarito de Humanas é o que tem mais divergências, então realmente tem que esperar o final, porque só a primeira prova não tira a pessoa do jogo”, explica Sabrina Oliveira, professora e estrategista em métodos para aprovação em vestibular.
Para ela, o mais importante nesta semana é focar no que ainda é possível fazer e não ficar remoendo sobre o desempenho da prova anterior.
O que deve ser feito?
Descansar e revisar: o foco agora é manter sob controle aquilo que é possível ser feito, então a dica é observar os erros do simulado e aproveitar o tempo restante para tirar as dúvidas com os professores.
O descanso é mais que bem-vindo, já que parte da prova já foi realizada, diminua um pouco o ritmo para não chegar à exaustão.
Preparo mental e emocional: o candidato deve acreditar no próprio potencial e em todo o período que já dedicou aos estudos, reforçando positivamente que a chance de passar ainda existe. Praticar meditação ou relaxamento ajuda na concentração e tranquiliza a mente.
“O jogo só acaba quando termina, não é? Então, ainda falta metade desse jogo e muita coisa pode acontecer”, finaliza a especialista, Sabrina Oliveira.
(Chris Xavier – Assessora de Imprensa)