Secretário de Saúde de TP recebe visita de cortesia e orientação do COSEMS MG
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas (SMS) recebeu a visita de cortesia e orientação do Apoiador Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS MG), Eduardo Gonçalves. Durante a visita, Gonçalves entregou ao Secretário de Saúde – Enfermeiro Heleno Carlos dos Santos – um kit informativo, essencial para orientação dos novos secretários. Informou também a respeito da missão do Conselho junto aos municípios, falou da necessidade de integração e troca de experiências fundamentais para uma boa administração e colocou toda equipe do COSEMS à disposição para ajudar naquilo que for necessário e pertinente para Três Pontas.
Institucional – O COSEMS MG é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os Secretários Municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.
A entidade é constituída por instâncias deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais (CRR) e a Assembleia Geral.
O COSEMS MG engloba ainda os COSEMS Regionais, que agrupam as 28 regionais de saúde do Estado.
Finalidades – Lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.
Propostas – promover encontros, seminários e outros eventos que possibilitem discussões e troca de experiências; lutar pelo fortalecimento dos municípios no Sistema Estadual de Saúde, defendendo os interesses municipais na área de saúde, promovendo ações judiciais coletivas ou outras que se fizerem necessárias; diligenciar no sentido de que os Secretários Municipais de Saúde participem das decisões tomadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, que lhes interessem diretamente; lutar pela municipalização da saúde, através de um processo que garanta recursos financeiros aos municípios para que estes possam, de forma efetiva, executar ações de saúde que beneficiem a toda população; participar da formulação das políticas de saúde em nível estadual, com representação em instâncias decisórias e acompanhar sua concretização nos planos, programas e projetos respectivos; levantar e transmitir aos municípios o máximo de informações que possibilitem a obtenção de recursos financeiros e técnicos, buscando a ampliação de repasse de recursos para o setor de saúde dos municípios; garantir a participação de instâncias organizadas da população junto ao Sistema Único de Saúde, promovendo troca de experiências acerca do controle social em serviços locais de saúde.