Sarampo – Campanha de Vacinação é prorrogada em Minas Gerais
A Campanha de Vacinação Indiscriminada Contra o Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos foi prorrogada até o dia 31 de outubro. E mesmo quem está com o cartão vacinal em dia deve receber uma dose da imunização. “Este é o diferencial da campanha: ser indiscriminada”, avalia a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Dias Gusmão.
Na prática significa que todo indivíduo na faixa etária da Campanha, sem exceção, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em seu município para ser vacinado. A Campanha faz parte de estratégia do Ministério da Saúde para cessar a circulação do vírus Measles morbillivirus no país.
Segundo Josianne, em decorrência das altas e homogêneas coberturas vacinais realizadas desde a década de 70, houve a falsa impressão de que o sarampo estava erradicado. “Com isso, as pessoas deixaram de vacinar. O ideal é que 95% da população esteja imunizada. A única forma de prevenção é por meio da vacina. Só assim será possível interromper a transmissão do vírus do Sarampo em Minas Gerais e no Brasil”, avalia a coordenadora.
De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, até o dia 28 de agosto haviam sido aplicadas, em Minas Gerais, pouco mais de dois milhões de doses da vacina, o que significa cobertura de apenas 24,4% da população entre 20 e 49 anos, restando, ainda, quase 7 milhões de pessoas a serem vacinadas.
É a manutenção de elevadas coberturas vacinais que evita surtos de doenças imunopreveníveis; por isso, mesmo com a pandemia de Covid-19, a SES-MG – em consonância com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde – reitera a necessidade de as pessoas buscarem as UBSs de seus municípios para a vacinação contra o Sarampo e, assim, evitar mais uma doença que agrave a crise de saúde vivida pelo país e no estado.
Três Pontas
No município de Três Pontas, equipes de Saúde visitaram empresas e levaram a imunização até empreendedores e colaboradores na faixa etária proposta pela Campanha. As doses preventivas seguem à disposição nas unidades básicas de saúde da cidade.