Responsabilidade ambiental: Cocatrel destina resíduos da torrefação para programa municipal de revitalização das áreas verdes de Três Pontas
Como parte dos projetos ambientais da Cocatrel em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Pontas, foram entregues nesta última segunda-feira (3) os resíduos do processo de torrefação dos cafés da Cooperativa. A iniciativa visa contribuir para o processo de revitalização da flora trespontana, trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do município desde o ano passado. O primeiro local escolhido para destinação destes resíduos foi o Parque Municipal Vale do Sol, que vem sendo revitalizado desde julho de 2020.
Após o processo de torra dos cafés, os resíduos gerados são ricos em matéria orgânica e, de acordo com Francisco de Paula Vitor Miranda, diretor técnico-industrial da Cocatrel, a composição destes resíduos, ricos em potássio por exemplo, é fundamental na nutrição das plantas. Ainda segundo o diretor, a aplicação deste material pode ser feita diretamente no solo, ou adicionado a composteiras.
O secretário Municipal de Meio Ambiente de Três Pontas, Marcelo de Figueiredo, ressalta a importância desta parceria e do reaproveitamento da matéria orgânica disponibilizada pela Cocatrel. “Nosso solo é muito pobre em matéria orgânica e nutrientes e, como estamos fazendo recomposição da flora, há a necessidade muito grande desse tipo de material para trabalharmos na recuperação de áreas verdes do município.’’ Os resíduos acumulados semanalmente serão distribuídos de forma gratuita à Prefeitura e aplicados nos parques municipais, viveiro e também nas praças da cidade.
Por meio desta e outras parcerias, a Cocatrel reafirma seu compromisso com a comunidade e mantém seu propósito de colocar em prática as responsabilidades nos municípios onde está inserida, seja através de práticas ambientais, econômicas, culturais e sociais.