Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Idosos do CRAS I e Quilombo realizam integração no Pontalete

Por Mariana Tiso (Estagiária)

Cras Grupo Envelhecer Ativo Três Pontas Quilombo Pontalete 1Parte do segredo da longevidade consiste em manter uma vida ativa, independentemente da idade que se tem. No caso dos idosos, a prática regular de exercício físico é crucial para prevenir doenças cardíacas, assegurar a flexibilidade e mobilidade, melhorar o equilíbrio, manter os níveis de energia e a boa disposição em alta. O cansaço, as dores e até a idade são muitas vezes desculpas que um idoso utiliza para não praticar exercício físico, mas com a assistência oferecida pelos profissionais do CRAS, cresce a fila de espera de idosos querendo participar.

Cras Grupo Envelhecer Ativo Três Pontas Quilombo Pontalete 2Toda segunda e quarta-feira, das 7 às 8 horas, idosos se reúnem na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) para realizar exercícios e são acompanhados pela equipe de profissionais responsáveis pelas atividades. O grupo é acompanhado pelo CRAS já há alguns anos e, além da ginástica, também faz atividades que são do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos, trabalhando temas específicos do dia.

Cras Grupo Envelhecer Ativo Três Pontas Quilombo Pontalete 4Existe uma extensão da instituição no Quilombo Nossa Senhora do Rosário, proximidades do Pontalete. E na sexta-feira (18), as duas comunidades se integraram. No Pontalete, banhado pelo Lago de Furnas, teve ginástica e uma dinâmica. No fim, um lanche foi servido aos idosos. Muitos deles tiveram a oportunidade de conhecer o Distrito, o que gerou grande alegria entre os profissionais da área.

O CRAS 

Cras Grupo Envelhecer Ativo Três Pontas Quilombo Pontalete 3O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, é destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.
O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e ainda o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

Abaixo, fotos da visita ao Pontalete

Previous post

Agora: Corpo de Bombeiros alerta sobre trânsito lento em avenida de Varginha

Next post

Três Pontas Contra a Dengue: próximo mutirão de limpeza será no Bairro Cidade Jardim