Público já pode votar no Concurso de Maquetes disputado por alunos de Três Pontas
Arlene Brito
Durante meses alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Três Pontas pesquisaram e desenvolveram nos mínimos detalhes – caprichosamente – maquetes que retratam importantes patrimônios da cidade. Verdadeiras obras de arte, 10 delas chegaram à Casa da Cultura “Alfredo Benassi” onde ficarão expostas até a próxima sexta-feira (10). São finalistas de saudável disputa e caberá ao público escolher a grande vencedora na Categoria A e na Categoria B, acessando o link gg.gg/cantoaberto já disponível para a votação.
Na opinião do secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Alex Tiso Chaves os trabalhos ficaram lindos, surpreendentes. Ele analisa que o Concurso de Maquetes, ação muito bem realizada pelas escolas, contribui para o entendimento cultural das crianças trespontanas. “Os estudantes buscaram informações sobre pontos turísticos, pontos de referências da cidade; pesquisaram como tudo se deu em torno desses patrimônios e o valor histórico de cada um desses locais. Além do conhecimento, o trabalho promoveu interação dos alunos, já que as escolas envolveram várias turmas de diferentes níveis educacionais e agregaram valores com a participação de professores, pais, colaboradores”, conta respirando fundo, mecanismo que cita ser de pura felicidade.
O secretário explica ainda que além de destacar a memória de Três Pontas, de propagar cultura e de impulsionar integração, o Concurso motiva também para questões ambientais. Segundo Alex Tiso, o uso de material reciclável era uma das exigências contidas no Regulamento.
“Convido a todos para que venham conhecer um pouco da nossa história em maquetes”, termina.
A Casa da Cultura “Alfredo Benassi” fica na Rua Barão da Boa Esperança, 45 – Centro e as maquetes poderão ser prestigiadas quinta (9) e sexta (10), das 11 às 17 horas.
Pela Categoria A concorrem as escolas estaduais Cônego José Maria e Professora Maria Augusta Vieira Corrêa; as municipais Professora Nilda Rabelo Reis – Caic e João de Abreu Salgado e a particular Colégio Travessia.
Pela Categoria B, disputam as estaduais Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves e Prefeito Jacy Junqueira Gazola; já as particulares são Colégio Travessia e Escola Coração de Jesus-Objetivo.
No sábado, as duas maquetes vencedoras serão anunciadas na Praça Cônego Victor, a partir das 19h30min, local que abrigará a I Semana Artística Canto Aberto de Arte e Cultura, evento que será aberto amanhã (9), também às 19h30min. As escolas classificadas em 1º lugar receberão premiação em dinheiro, além dos troféus “Cláudio Veiga de Brito” e “Wanda Rezende Carneiro”.
O Concurso é um dos segmentos do I Festival de Interpretação Canto Novo de Três Pontas, que acontece também nas modalidades Fotografia, Poesia e Interpretação Musical. Este projeto – assinado pela Prefeitura Municipal, através da SMCLT, envolve exclusivamente a rede de ensino da cidade.
Sintonize mais: Confira aqui quais são as bandas escolares e alunos classificados nas modalidades Fotografia e Poesia do Festival Canto Novo