Programe-se: Conservatório Municipal desenvolve atividades no Dia Internacional do Jazz
Nesta quinta-feira (30) será celebrado o Dia Internacional do Jazz. Para comemorar a data o Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos exibirá filmes e documentários e realizará workshops para enriquecer ainda mais o repertório dos trespontanos.
O Jazz teve origem nos Estados Unidos, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o estilo. O Dia Internacional do Jazz foi criado pela Unesco em 2012 e anunciado pelo pianista e embaixador da boa vontade da mesma Organização, Herbie Hancock.
A programação especial se estende das 8 às 18 horas, no Conservatório que fica na Rua Prefeito Olinto Reis Campos, 206, Bairro Jardim Brasil, em Três Pontas.
Veja a programação completa do Dia Internacional do Jazz na “Capital Mineira da Música”
8h: Documentário ‘As origens do Jazz’ – Em um documentário totalmente didático, o grande trompetista Wynton Marsalis mostra passo a passo o surgimento e a evolução do Jazz.
9h20min: Discografia Comentada – Mesa redonda com o repertório essencial do Jazz de todos os tempos. Reflexões e apontamento do estilo.
10h: Documentário ‘Corpo e Alma’ – O documentário narra a vida do pianista Michel Petruciani que nasceu com uma doença rara, conhecida como ‘Ossos de Vidro’. Apesar das limitações, o músico se tornou um dos maiores músicos de Jazz dos novos tempos.
13h: Workshop com Ismael Tiso – ‘Influências Jazzísticas em meu universo de criação…!’
14h30min: Workshop com Helcio Baroni – ‘Os mundos de Gismonti e Pascoal! As relações e afinidades do Jazz em meu trabalho autoral’
16h: ‘Rhapsody in Blue’ – Uma das obras mais fantásticas do compositor George Gershwin é apresentada aqui pela Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, com o solista búlgaro Milcho Leviev, numa performance eletrizante.
16h40min: Workshop com Mauro Marques – ‘Explorando o universo do canto! Comentários e impressões sobre o documentário ‘A um Passo do Estrelato’’.
(Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Três Pontas)