Primeiro milagre de Padre Victor reconhecido pelo Vaticano foi pedido durante a Novena; o “tempo de graça” recomeça
Arlene Brito
A programação do 112º Aniversário de Morte de Padre Victor foi aberta oficialmente no domingo (10) com um passeio ciclístico denominado “Trilha das Virtudes”, que teve a coordenação do padre Rogério Augusto da Silva, da Paróquia Cristo Redentor.
Dando sequência à comemoração, na madrugada desta quinta-feira (14) terá início a Novena pela Canonização do Beato. Às 5 horas, os devotos se encontrarão na Procissão da Penitência. Logo em seguida, rezam a Missa na Matriz d’Ajuda, igreja construída por Padre Victor e que guarda em seu interior os restos mortais do primeiro candidato a Santo negro do Brasil.
A Novena acontecerá ainda em três outros horários, sendo 7 horas no Carmelo São José e às 15 e 19 horas novamente na Matriz d’Ajuda.
Os horários e locais se repetem durante toda a Novena, exceto no domingo (17).
Clique aqui e veja a programação completa.
É tempo ainda mais especial
Para os trespontanos e devotos espalhados por toda a região, a Novena do Padre Victor é um tempo ainda mais especial para quem busca por graças intermediadas pelo “Anjo Tutelar”.
A gravidez da professora Maria Isabel de Figueiredo foi reconhecida como o primeiro milagre por intercessão de Padre Victor, fato que levou o então Servo de Deus à Beatificação. Quando revelado, em junho de 2015, a miraculada contou que depois de vários tratamentos foi informada pelos médicos que a única maneira de tentar uma gravidez seria por fertilização in vitro, mas ela não quis fazer esse tratamento. “Então, recorri ao Padre Victor para que me ajudasse a engravidar porque meu sonho sempre foi ser mãe”, disse a professora.
Maria Isabel destacou ainda que solicitou a graça no decorrer da Novena de 2009. “Pedi em frente à Herma e depois escrevi para o meu pedido ser queimado porque eu acreditava muito quando o padre falava que aquela fumaça dos pedidos seria levada até o Céu. Sempre acreditei muito nisso, então, escrevi com toda fé pedindo ao Padre Victor que me desse essa graça de ser mãe”. Em agosto de 2010, ela descobriu que estava grávida, sem nenhum tratamento médico e relatou a graça à Associação Padre Victor de Três Pontas.
O caso foi investigado pelo Vaticano. Considerado extraordinário, o Papa Francisco assinou o Decreto e a Beatificação aconteceu em 14 de novembro de 2015. Isabel havia acabado de dar luz a outra menininha.
112º Aniversário de Morte do Beato Padre Victor
Novena: de 14 a 22 (exceto domingo, dia 17)
5h: Procissão da Penitência
5h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda
7h: Missa no Carmelo São José
15h: Missa na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda
19h: Missa na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda