Presépio da Matriz D’Ajuda – mais um atrativo nas comemorações natalinas, em Três Pontas
Por mais um ano consecutivo, os católicos de Três Pontas e turistas estão se surpreendendo com a criatividade e capricho dos organizadores do Presépio que passa a integrar o – já tão bonito – interior da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda.
Desta vez, a ornamentação que representa o nascimento de Jesus, a ser comemorado em 25 de dezembro, foi montada na lateral direita do altar, esquerda dos fiéis. Além da Sagrada Família que ficará completa após o dia 25, disposta na manjedoura de sapê, várias imagens de animais fazem parte do quadro. Lá estão à espera do Menino Deus ovelhas, cabras, vaca, um burrinho, um camelo, além de pastores e dos Reis Magos – Melchior, Baltasar e Gaspar. Eles “caminham” para a visita a Jesus, Maria e José por uma grama macia.
O cenário ganhou ainda um riacho e o som da água corrente deixa o clima ainda mais sereno na majestosa Igreja onde repousa, entre outros, o Anjo Tutelar dos trespontanos, o Venerável Padre Victor.
Diariamente, muitas pessoas passam pela Matriz e o Presépio se torna mais um atrativo nas comemorações natalinas no Município. Adultos e crianças se encantam e vários visitantes se sensibilizam com a riqueza de detalhes.
O Presépio e o seu significado
O Presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o Menino Jesus na manjedoura ao centro, o Presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
Origem
De acordo com fontes históricas, o primeiro Presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223, em argila na floresta de Greccio (comunidade italiana da região do Lácio). A ideia do Frade católico era explicar às pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o Presépio dentro das casas das famílias se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.
Tradição
Os Presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Alguns são minúsculos e outros têm tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs, porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas, igrejas e outros locais públicos.
Peças (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro, boi, ovelhas (animais do curral; representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os Reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
- Reis Magos (segundo o Apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do Menino Jesus, trazendo presentes – mirra, ouro e incenso. Estes presentes possuíam um sentido simbólico. O ouro representava a realeza, a mirra – que é uma resina antiséptica – simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.
No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas, sim, assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos.
Em 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis aqui no Brasil, na América Latina e em diversos países da Europa. A festa simboliza a data em que o Menino Jesus recebeu a visita dos Reis do Oriente.
(Sua pesquisa.com)
No Comment