Prefeitura de Três Pontas elimina criadouros da Dengue em mais três casas
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e, acompanhada do Fiscal de Posturas do Município, Leandro Vilela da Silva, continua eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Diversos criadouros foram encontrados na região urbana e as equipes não estão medindo esforços para limpar os locais, ação fundamental para que a doença seja banida da Cidade.
Na segunda-feira (4), foi feita a limpeza de uma casa no Bairro Morada Nova, de onde foram retirados cerca de 6 caçambas e 12 caminhões de entulho, móveis e roupas velhas que estavam acumulados no quintal. O ambiente favorecia a proliferação do mosquito da Dengue e também de outros agentes causadores de doenças, tais como ratos, baratas e escorpiões.
Na terça-feira (5), no início da tarde, os agentes compareceram em outro imóvel. Localizada na Praça Cônego Victor, a casa tem parte do telhado coberto por uma lona que acumulou água da chuva e lá estavam vários focos do Aedes aegyti. Os “bolsões” de água que se formavam sobre o plástico foram eliminados e diversos cortes foram feitos na cobertura para evitar que a chuva continuasse se acumulando e mantivesse os criadouros.
Na quarta-feira (6), a equipe da Secretaria de Saúde visitou uma residência na Rua Benjamin da Silva Campos para retirar os materiais que se acumulavam no local. A casa é habitada por dois idosos em situação delicada, portanto, assistentes sociais acompanharam todo o processo, mesmo depois da chegada dos familiares.
No quintal havia materiais recicláveis, entulho, garrafas e feixes de lenha amontoados por vários cantos. Além dos criadouros do mosquito da Dengue, o local também facilitava o aparecimento de ratos, baratas, escorpiões e aranhas, colocando os moradores em maior risco. O lixo foi retirado em caçambas.
A existência desses depósitos e o acúmulo de materiais nos quintais têm sido o maior desafio no combate à Dengue em Três Pontas. As limpezas estão sendo feitas graças à autorização expedida pela Justiça que permite a entrada dos Agentes Comunitários de Saúde em todas as residências.
Os moradores que quiserem denunciar focos de Dengue podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, com a Fiscalização de Posturas ou ligar para a Coordenação de Vigilância Epidemiológica. O número é 3266-2263.
(Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Três Pontas)