Posto Municipal do Trabalhador está de volta
A terça-feira (10) apenas começava, quando o Prefeito Luis Roberto Laurindo Dias (PSD) compunha um dispositivo de honra no Almoxarifado Municipal de Três Pontas. Por volta das 6h30min, o gestor posicionou-se ao lado do Vice-Prefeito, Marcelo Chaves Garcia (PMDB) e dos secretários Heleno Carlos dos Santos (Saúde) e José Gileno Marinho (Transportes e Obras). Também compôs o lugar de destaque, o Presidente da Câmara – Vereador Luis Carlos da Silva (PPS).
Na solenidade, neste começo do mandato 2017-2020, Beto Maciel e Wander Scalioni – integrantes do corpo docente do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos – executaram o Hino Nacional Brasileiro, dando início à reabertura do Posto Municipal do Trabalhador. Neste núcleo, segundo informações da Prefeitura, será prestada assistência à saúde do trabalhador e reimplantadas ações que objetivam a promoção do hábito de vida saudável, a prevenção de doenças e ainda a vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Aberto de segunda a sexta, das 7 às 16 horas, o atendimento será para os servidores municipais e também para todos os trespontanos que tiverem vínculo com as empresas que aderirem ao programa. Para ter acesso aos serviços, o trabalhador deverá apresentar uma identificação funcional, contracheque ou um encaminhamento da empresa participante.
Na oportunidade, o Secretário de Saúde, Heleno Carlos dos Santos, enfatizou a importância do Núcleo e explicou que o atendimento médico começará em breve, assim que o Gastroenterologista Dr. Aloysio Nogueira Resende adequar a agenda.
O Presidente da Câmara Luis Carlos e o Prefeito Dr. Luis Roberto também enalteceram o retorno das atividades.
O Posto foi implantado em Três Pontas na gestão Luciana Mendonça (2009-2012), mas teve as atividades suspensas na administração passada liderada pelo Prefeito Paulo Luis Rabello (PPS/2013-2016).
Mais
As realizações em prol da saúde do trabalhador visam melhor qualidade de vida, através da redução das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho.
A equipe de saúde do trabalhador está capacitada para ações de atendimento aos trabalhadores no local de trabalho, realizar ações de prevenção e avaliação de situações de riscos no ambiente de trabalho e também para promover atividades educativas e de informação na área de saúde do trabalho que reflitam sobre questões referentes a biossegurança e aos cuidados com o ambiente de trabalho.
A soma desses fatores, assegura a Administração, confere à equipe que atua em saúde do trabalhador um caráter de vigilância em saúde.