Política Nacional – Protestos acontecem em TP nesta quinta-feira e no domingo
Duas manifestações públicas relacionadas ao cenário político brasileiro acontecem em Três Pontas. Hoje (23), os professores vão se reunir na Praça Cônego Victor, às 17 horas. O protesto dos servidores estaduais será contra a Reforma da Previdência.
A Professora Else Vasconcelos comenta que a PEC 287 atingirá, se aprovada, a mão-de-obra brasileira, especialmente, professores e trabalhadores do campo. Os educadores, por exemplo, aposentam com 25 anos de serviço. Se a Reforma da Previdência se tornar realidade, serão necessários 49 anos de contribuição. Essa é apenas uma das medidas pretendidas pelo Governo Federal que geraram insatisfação e levaram os profissionais da Educação de Minas Gerais a uma greve iniciada no último dia 15. Em Três Pontas as escolas estaduais Tancredo Neves, Monsenhor Silveira, Deputado Teodósio Bandeira e Jacy Junqueira Gazola aderiram de imediato à paralisação.
Os organizadores convidam todos os cidadãos que discordam da iniciativa do Governo Federal para participarem do protesto desta quinta-feira. Eles solicitam que as pessoas compareçam vestidas com camisas pretas e usando nariz de palhaço. Da Praça Cônego Victor, os manifestantes percorrerão algumas ruas do Centro da Cidade.
Abaixo, fotos do protesto realizado em Varginha no último dia 15, quando iniciou-se a greve dos profissionais da Educação de Minas Gerais.
“Vem pra rua”
Fim da impunidade. É o que pedem dezenas de outros trespontanos que se unem, respaldados pelo movimento nacional “Vem Pra Rua”. Então, domingo (26), eles sairão – também da Praça Cônego Victor – rumo ao Fórum “Dr. Carvalho de Mendonça”. Empunhando cartazes, expressarão o apoio total à “Lava Jato” e o repúdio absoluto ao foro privilegiado, ao aumento do fundo partidário e ao antidemocrático voto em lista fechada. A intenção é dar um abraço simbólico no prédio que abriga o Poder Judiciário local.
“Estamos convidando toda a população que queira aderir ao movimento, contamos com a presença de autoridades municipais e em especial com os nossos jovens e estudantes que são nossa maior força de luta democrática nacional”, registra Cleiton Luiz, o popular “Negro Drama”. Segundo ele, o evento de domingo segue orientações do “Vem Pra Rua” nacional e em âmbito municipal está sendo organizado pelo Grupo “Libertadores TP” que tem à frente, além de “Negro Drama”, Adriana Lima, Thiago Corrêa e Edimar Rodolfo. Há apoio especial da Médica Adélia Maria Batista.
“Nosso objetivo é abrir os olhos da população trespontana para as coisas que acontecem no cenário político brasileiro e, assim, podermos juntos protestar, reivindicar e fortalecer um grupo de cidadãos que se preocupam com a situação do nosso País e do nosso Município. Precisamos de gente de bem para podermos começar um grupo de pessoas ‘pensantes’ e atuantes”, convoca.
Segundo o organizador, a manifestação de domingo será pacífica. “Negro Drama” reafirma que a intenção é reivindicar direitos aos cidadãos brasileiros, sem briga ou baderna.
Cleiton Luiz coloca o telefone 9 9755-1263 para outras informações sobre o movimento ou sobre o Grupo “Libertadores TP”.