Policiais de Três Pontas saúdam colega e vigia mortos em assalto na Zona da Mata mineira
Arlene Brito
Na manhã desta terça-feira (11), viaturas foram estacionadas no centro da Praça Cônego Victor e permaneceram com suas sirenes ligadas. Enquanto isso, policiais militares mantiveram continência por um minuto. Através do ato, simples, mas cheio de respeito e solidariedade, a 151ª Companhia de Polícia Militar de Três Pontas prestou homenagem ao Cabo Marcos Marques da Silva, 36 anos, morto na manhã de ontem (10) em Santa Margarida, na Zona da Mata mineira.
O policial foi brutalmente assassinado por bandidos que se dirigiram à cidade com o objetivo de assaltar as agências do Banco do Brasil e Sicoob. Num primeiro momento, os bandidos mataram o vigia Leonardo José Mendes e deixaram outro vigia ferido. Na fuga, eles fizeram dois reféns (liberados posteriormente) e atiraram contra o policial, que morreu na hora.
À tarde, três integrantes da quadrilha que aterrorizou Santa Margarida em plena luz do dia foram presos, em uma grande operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil. Eles foram localizados na região rural do município. Segundo a Polícia Civil foram presos em flagrante por latrocínio, sequestro e associação criminosa três homens de 30, 27 e 21 anos. Um quarto envolvido, de 34 anos, está foragido. As polícias apreenderam armas, munições, tocas ‘ninjas’.
Num primeiro momento, foi divulgado que a quadrilha era formada de oito homens. Hoje, autoridades policiais afirmaram que quatro bandidos participaram dos crimes.
A homenagem ao policial e ao vigia assassinados aconteceu simultaneamente em todo o estado de Minas e se tornou também uma forma de protesto contra a impunidade a criminosos que amedrontam a sociedade e tiram a vida de pessoas de bem.