Peça de Teatro Sobre A Vida de Padre Victor Será Reapresentada No Centro Cultural
No dia 3 de outubro (sábado), às 20 horas, o Grupo de Teatro Caminhos da Juventude apresentará a peça Padre Victor – Um cidadão do Infinito. A história já foi mostrada na última quarta-feira (23), na Praça Cônego Victor, durante as comemorações do 110º Aniversário de Morte do Venerável. A reapresentação para a população trespontana será no Centro Cultural Milton Nascimento.
A história começa na cidade de Campanha, em 1827, quando nasce o filho da escrava Lourença Maria de Jesus – Francisco de Paula Victor. A encenação também passa pela chegada do menino ao Seminário de Mariana e pelas diversas dificuldades que ele venceu para se tornar Sacerdote.
Ainda com base na biografia, aprovada pelo Vaticano, os atores contam que em 1852, Victor é nomeado Vigário Encomendado, na cidade de Três Pontas, onde começa seu caminho iluminado, de constante ajuda ao próximo. Segundo a história, Padre Victor nunca desejou possuir dinheiro, recebia ajuda de fazendeiros, mas, sem mesmo saber a quantia, doava aos mais pobres. Até mesmo deixava de comer para sustentar a quem batia à sua porta.
Padre Victor viveu em Três Pontas 53 anos. A morte, em 23 de setembro de 1905, abalou a Cidade e toda a região que o procurava em busca de Deus, de um alento, uma proteção, uma palavra amiga.
A peça foi escrita e é dirigida pelo Servidor Público Municipal, Francisco de Paula Vitor Gomes, que também narra a história. Ao todo, 40 pessoas participam da encenação, incluindo aqueles que ajudaram na criação do cenário.
A entrada para a apresentação será 1 quilo de alimento. A troca do donativo pelo ingresso será feita 2 horas antes do espetáculo, no Centro Cultural Milton Nascimento.
(Fonte: Marcel Henriques – Assess