Parlamento Jovem de Três Pontas realiza Plenária para eleição de propostas
Às 18h30min desta quinta-feira (25) terá início mais um importante momento do Parlamento Jovem de Três Pontas. A Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita”, com apoio da Câmara de Vereadores, realizará sua primeira Plenária Municipal.
De acordo com o Assessor Técnico e Administrativo da Escola, Carlos Henrique da Silva Castro, o encontro terá início com a apresentação de nove propostas elaboradas por equipes que durante três meses trabalharam a Segurança Pública e Direitos Humanos, através dos subtemas Prevenção Social do Crime, Novas Perspectivas para a Atuação Policial e Proteção a Segmentos Vulneráveis.
Palestras e discussões com integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep Travessia), com o Procurador Geral do Município Leinner Marchetti Pereira, Proerd, Polícias Militar e Civil, Poder Judiciário e, dentre outros, com profissionais do Creas fizeram parte dos 13 encontros realizados desde o lançamento do Parlamento Jovem trespontano em 25 de março.
Os debates, levantamento de dados e estudos orientados pela Escola do Legislativo e por monitores acadêmicos oriundos de parceria com a Faculdade Três Pontas (Fateps) levaram à formulação das propostas que serão compartilhadas hoje para que todos os presentes façam a análise e, se necessário, promovam melhorias, acrescentando ou suprimindo itens.
Pela ordem, esses destaques (emendas) serão votados e, em seguida, a Plenária escolherá três das nove propostas.
Importância das formulações
As três proposituras eleitas logo mais à noite serão, posteriormente, encaminhadas à Plenária Regional do Parlamento Jovem que acontecerá em Pouso Alegre, no dia 20 de agosto.
Da Regional, sairão as sugestões que participarão da Plenária Estadual, em 30 de setembro e que será sediada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
A expectativa é que as ideias dos jovens cidadãos trespontanos cheguem lá. Isto porque as principais sugestões selecionadas na Plenária Estadual serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG e poderão alterar atuais leis ou gerar novas leis.
O Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas é um Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática nos municípios.
Em Três Pontas, o Parlamento Jovem foi instalado por intermédio da Escola do Legislativo, criada em 6 de outubro de 2014, por iniciativa da Vereadora Valéria Evangelista de Oliveira. O funcionamento é no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara de Vereadores.