Parceria entre defensores da causa animal e Polícias Civil e Militar Ambiental já gera resultados em Varginha
Ativista da defesa dos direitos dos animais, o vereador Cláudio Abreu participou, na sexta-feira (2) do resgate de um cachorro vítima de maus-tratos em Varginha. Acompanhado da protetora Eliana Braga, da 3A Proteção Animal, o parlamentar atendeu a uma solicitação da Polícia Civil e da Polícia Militar Ambiental que agora fazem parte de uma parceria inédita e importante na cidade em defesa da causa animal.
No local, eles encontraram o cão em um triste e lastimável estado de saúde. Ele foi recolhido e recebeu os cuidados médicos dos veterinários Dr. Erick e Dra. Anthonely.
De acordo com o vereador, a proprietária da residência foi multada em R$ 1.794,17 pelo crime de maus-tratos, podendo, ainda, ser confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, uma vez que a pena é de detenção, variando de três meses a um ano, além da multa. “Todavia, haverá a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos ou a aplicação da pena alternativa de multa, uma vez que, infelizmente, trata-se de infração de menor potencial ofensivo”, explicou.
Cláudio Abreu conta que o objetivo é defender quem não tem voz e cobrar que sejam cumpridos os direitos dos animais. Segundo ele, a parceria com as forças policiais representa o início de um movimento de conscientização e da criação de ações efetivas em defesa dos animais em Varginha.
“Muito obrigado a todos os envolvidos pelo carinho, atenção, pelo empenho e dedicação. Aos amigos protetores, ao 24º BPM, Polícia Civil, muito obrigado pela confiança e por acreditar no nosso trabalho. Esse é só o início. Vem muito mais pela frente!”, destacou o vereador.
O animal resgatado segue em recuperação.
(Mirella Penha-Ascom Câmara Municipal de Varginha)