O Corpo de Cristo – Missas e Procissões marcam a festa
A Igreja Católica está em festa. Nesta quinta-feira (4) é celebrado o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Em Três Pontas, a comunidade levantou cedo. Nas paróquias Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor foram rezadas missas festivas pela manhã. Logo em seguida, multidões acompanharam as respectivas Procissões. Elas lembram a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.
Segundo o Antigo Testamento, os peregrinos, liderados por Moisés, foram alimentados com maná – alimento providenciado milagrosamente por Deus – na peregrinação no deserto que durou 40 anos. Com a instituição da Eucaristia, o povo “passou a ser alimentado com o próprio corpo de Cristo”.
Os fiéis trespontanos se desdobraram para ornamentar os trajetos. Tecidos, flores, folhas, palha de arroz e café, serragem, isopor, papel e tantos outros materiais foram usados na confecção de extensos tapetes por onde passaram as Procissões com a Hóstia Consagrada. Assim, mantiveram a tradição que começou em Ouro Preto (MG) e que se espalhou por todo o Brasil, mobilizando anualmente milhares de voluntários.
Pelas ruas da Cidade, também pode ser observado a montagem de altares. Neles, foram depositados alimentos que serão destinados ao trabalho social das paróquias.
Missa Solene na Matriz D’Ajuda será às 16 horas
Na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, também em Três Pontas, a Solenidade de Corpus Christi chegou com Missa ao Carmelo São José e Missa e Procissão já celebradas nas comunidades rurais de Santa Rita (Morro Vermelho), Nossa Senhora Aparecida (Esmeralda) e Nossa Senhora do Rosário (Quilombo).
Às 16 horas haverá Missa Solene, na Matriz, que fica no Centro da Cidade. A Procissão sairá da Praça Cônego Victor, seguindo pela Rua José Luis de Mesquita, entrando à direita na Rua Dr. Joaquim de Brito, à direita da Rua Frei Caneca, à esquerda na Rua Imperatriz Leopoldina, à direita da Rua Santana da Vargem, seguindo à direita da Rua Ponta Grossa e chegando ao Centro Catequético da Igreja Sagrada Face onde será dada a benção final.
A Paróquia pede que os alimentos a serem destinados ao trabalho social desenvolvido no decorrer do ano sejam entregues na Matriz, no escritório paroquial ou que sejam deixados no trajeto da Procissão.
Outra solicitação é que a comunidade evite alimentos perecíveis, frutas e outros alimentos que possam ser consumidos no local, desviando o foco da celebração de Corpus Christi.
A decoração das ruas começará daqui a pouco.
A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. O Código de Direito Canônico determina aos Bispos Diocesanos que tomem as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia.
(Fonte: Wikipédia)