Novena – Carmelo São José se prepara para a Festa de N S do Carmo, Patrona da Ordem
Tempos atrás, Nossa Senhora do Carmo era festejada pela Comunidade do Carmelo São José, em Três Pontas, com muita alegria, orações e devoção, porém, internamente. Em 1987, quando o Mosteiro completou 25 anos de fundação, a Priora – Madre Tereza Margarida do Coração de Maria (Nossa Mãe) – convidou um padre carmelita e abriu a comemoração à participação do povo. É assim, desde então. E ano a ano, cresce a presença dos trespontanos na Novena fortalecendo o evento religioso. Gente de todos os lados da Cidade, das três Paróquias comparece, firmando a festividade no calendário local.
Mais uma vez, o Carmelo é o destino de pessoas que querem aproveitar o tempo para, ao lado das Irmãs, intensificar a reza, refletir e se preparar para a Solenidade da Senhora do Carmo. A Novena foi aberta na manhã desta terça-feira (7) pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Ednaldo Barbosa. Até o dia 15, de manhã (às 7 horas) e à noite (19 horas) haverá Missa e vários outros padres de Três Pontas e da região estarão no Mosteiro para as celebrações, inclusive, os que foram mais recentemente ordenados na Diocese da Campanha – José Onório, Aylton e Mário. Diariamente, também o Terço é rezado (18h15min).
A Festa de Nossa Senhora do Carmo é a maior dentro da Ordem e, neste ano, traz como tema “Senhora do Carmo, Mãe e Rainha da Família”. O lema é “Maria, reinai em nossas famílias”. De acordo com a Priora, Irmã Vânia Maria do Espírito Santo, o assunto é atual e, de certa forma, necessário ao povo e à Igreja. Hoje, analisa, o tempo é curto diante das inúmeras atividades do dia a dia, o que dificulta o encontro de pais e filhos. Para a Madre, cuidar da família pela oração, pela reunião de seus membros, pela conversa, pela troca de afeto, carinho, respeito e conhecimento é algo que precisa prevalecer. Irmã Vânia repete a pregação de Padre Ednaldo para ilustrar uma das importâncias do estar junto no seio familiar. “Os pais são capazes de perceber o que o filho sente simplesmente por um olhar e pode ajudá-lo a crescer e até mesmo a resolver um problema, uma situação difícil pela qual esteja passando”, orienta.
Imposição do Escapulário integra programação
Na quarta-feira (15) um momento se tornará ainda mais especial dentro da Novena. Todas as pessoas que desejarem poderão adquirir o Escapulário na Lojinha do Carmelo e comparecer para que o Padre celebrante faça a Imposição.
Irmã Vânia esclarece, no entanto, que o Escapulário não é um amuleto, um protetor mágico e milagroso. Diz a Priora que ele traz à pessoa que o recebe o compromisso de viver as exigências da vida cristã com mais seriedade e autenticidade e ainda confiar na proteção de Nossa Senhora.
A Solenidade
No dia 16, data dedicada a Nossa Senhora do Carmo, também chamada Nossa Senhora do Monte Carmelo, as celebrações serão nos mesmos horários da Novena, ou seja, Missas às 7 e 19 horas e Terço às 18h15min.
Imagens peregrinas
Durante as Missas da Novena, estão acontecendo sorteios e quem ganha recepciona a imagem da Patrona do Carmelo em casa. No dia seguinte, devolve ao Mosteiro para que outras pessoas tenham a oportunidade da visita. Há também o sorteio de uma imagem que fica de presente para o ganhador.
“Nós procuramos fazer desta Novena e da Festa um tempo de graça não só para a nossa Comunidade, mas também para a nossa Cidade que queremos tão bem. Então, convidamos as pessoas para participarem e gozarem desse tempo de mais oração, de escutar a Palavra de Deus e crescer no amor a Nossa Senhora”, completa a Madre.
A Patrona da Ordem
Irmã Vânia explica que o Carmelo “é todo de Maria”. Conta a história que no século XI, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus, reuniu-se no Monte Carmelo, em Israel. Eles construíram uma capela em honra de Nossa Senhora, portanto, a escolheram como Patrona. Nasciam ali os carmelitas ou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Tempos depois, os carmelitas mudaram-se para a Europa e passaram por grandes dificuldades, principalmente pelo título que carregavam. A Ordem foi perseguida, ameaçada e correu o risco de ser extinta. No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge (Inglaterra), São Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu à Bem-Aventurada um sinal de sua proteção que fosse visível a seus inimigos. A Virgem, então, apareceu a ele, entregando o Escapulário e prometendo à Ordem o seu amparo. O fato firmou ainda mais a devoção a Nossa Senhora.
É atribuída a esta proteção, a aprovação definitiva – e não o fim – da Ordem no II Concílio de Leão, em 17 de julho de 1274. “O Papa Bento XIII tornou esta Festa de Nossa Senhora do Carmo universal da Igreja em 24 de outubro de 1726. Por coincidir com a comemoração de Santo Aleixo, na Europa, os carmelitas escolheram a antecipação para o dia da aparição”.
Novena de Nossa Senhora do Carmo
“Senhora do Carmo, Mãe e Rainha da Família – Maria, reinai em nossas famílias”
Missas Solenes – 19 horas
Quarta-feira (8)
Acolha Maria, os pedidos de paz para nossas famílias
Padre Welbert de Oliveira – Capelão Militar da EsSa – Três Corações (MG)
Gesto concreto: Acólitos
Coral: Resgate
Quinta-feira (9)
Maria, Mãe e educadora
Padre José Procópio Júnior – Varginha (MG)
Gesto concreto: Catequese
Coral: Matriz
Sexta-feira (10)
Família, sementeira de vocações
Padre Geraldo Dondici Vieira – Juiz de Fora (MG)
Gesto concreto: MESC
Coral: Oráculo
Sábado (11)
Frei Émerson Carlos da Silva – OSA – Rio de Janeiro (RJ)
Gesto concreto: Ordem Secular
Coral: Irmãs Carmelitas
Domingo (12)
Três palavras chaves para a paz na família: com licença, obrigado e desculpa
Dom Diamantino Prata de Carvalho – Bispo da Diocese da Campanha (MG)
Gesto concreto: Associação Padre Victor
Coral: Kerigma
Segunda-feira (13)
A missão dos pais
Padre Aylton Marcos de Jesus Santos – Caxambu (MG)
Gesto concreto: Apostolado da Oração
Coral: Irmãs Carmelitas
Terça-feira (14)
Família: escola de amor
Padre Mário da Silva Quirino Rabelo – Campos Gerais (MG)
Gesto concreto: Pastoral Familiar
Coral: Sagrada Face
Quarta-feira (15)
A família que reza é uma casa edificada sobre a rocha
Padre Afonso Henrique da Silva – Três Corações (MG)
Gesto concreto: Cursilho
Coral: Resgate
Quinta-feira (16)
Solenidade de Nossa Senhora do Carmo
Paróquia N. S. D’Ajuda – Padre Ednaldo Barbosa, Padre Mateus Arantes da Silva e Padre Guilherme da Costa Vilela Gouvêa
Paróquia N. S. Aparecida – Padre André Rodrigues Vilas-Boas
Paróquia Cristo Redentor – Padre Rogério Augusto da Silva
Coral: Flos Carmeli
OBS: durante a Novena há a oferta de flores a Nossa Senhora do Carmo como sinal de carinho e amor à Mãe de Deus.