OutrosUtilidade

Nono dígito passa a valer em celulares de MG neste domingo

Nono Dígito 2

(Ilustrativa Net)

Já está valendo, desde a meia noite deste domingo (11), o nono dígito em celulares dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe. O número 9 deve ser acrescentado à frente dos números atuais (à esquerda).  

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) as ligações com 8 dígitos serão completadas por determinado período para adaptação das redes e usuários. Depois, o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após 90 dias contados a partir de 11 de outubro, as chamadas com 8 dígitos não serão mais completadas. As mensagens, SMS e MMS não serão enviadas, se forem usados 8 dígitos.

Ainda segundo a agência reguladora, a mudança possibilita o aumento de disponibilidade de números de telefones móveis (celulares) e, assim, atende à crescente demanda de novos usuários. Outra finalidade é padronizar a numeração da telefonia móvel em todo o País.

Conforme a Resolução 553, publicada em 14 de dezembro de 2010, o nono dígito será implementado no Brasil até o fim de 2016. O dígito 9 já foi incluído nos números celulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Nesta nova fase, em 2015, está sendo implementado nos DDDs dos estados da Bahia (71, 73, 74, 75 e 77), Sergipe (79) e Minas Gerais (31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38).

Exceções

Não haverá alteração nos números de rádio Nextel e também dos telefones fixos. No entanto, se a ligação for de fixo para celular, a pessoa deve acrescentar o número 9.

Segundo as determinações da Agência, cabe ao próprio cliente providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. Para facilitar a atualização, a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) desenvolveu o aplicativo Ambratel 9º Dígito disponível para download no iTunes e no Google Play.

(Fonte: Oi/Embratel – Foto Página Inicial: Consistem)

 

 

Previous post

Novidade no mercado de café, software garante mais precisão nos estoques

Next post

Trespontanos aproveitam o final de semana prolongado e viajam, especialmente para desbravar as belezas do Brasil