Maestro do Coral do Presídio de Varginha ganha prêmio
O Maestro, Elias de Brito Pereira, Professor de Música do Presídio de Varginha recebeu uma homenagem do Curso de Pedagogia 4º Período do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), na segunda-feira (28). Ele foi agraciado com o prêmio “Práticas de Uma Educação Não-Formal Rubem Alves” por seu desempenho no projeto musical desenvolvido com os reeducandos.
Há três anos à frente do Coral, o Professor Elias se dedica diariamente, ministrando aulas para os 15 detentos que compõem o grupo. Durante o evento de premição, os integrantes do Coral apresentaram quatro canções. Também esteve presente o Diretor Geral do Presídio, Rodolfo Correa Bandeira.
“É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, pois a gente realiza o nosso trabalho com muito amor e dedicação e perceber que isso tem tocado as outras pessoas, de maneira positiva, é muito recompensador”, disse o Maestro.
O Coral
O Coral Raízes do Futuro atualmente conta com a participação de 15 reeducandos. Todos os dias há aulas de música e ensaios. Os detentos que participam ganham a redução da pena.
As aulas são realizadas na Escola que fica dentro da unidade prisional e as apresentações externas têm se tornado famosas em eventos de Varginha e região.
Recentemente o projeto foi agraciado com o prêmio Festival da Canção Prisional (Festipri) com a música “Fonte da Vida”, composta pelos reeducandos Taylor Garcia de Souza Tobias e Maurílio Teixeira Caixeta. A canção ficou em 1º lugar entre as Unidades Prisionais do Sul de Minas.
(Fonte: Mirella Penha-Varginha)