Laura Vinhas, de Três Pontas, é campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu
Cirurgiã-dentista estreia em campeonato oficial, no Rio de Janeiro
“Nada pode te parar se você não parar por nada”. Foi justamente a determinação que levou Laura de Brito Vinhas ao pódio. A cirurgiã-dentista, natural de Três Pontas (MG), conquistou o título de Campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu, competição renomada, de alto nível técnico, assinada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e que foi realizada na Arena de Deodoro, no Rio de Janeiro.
A estreia de Laura em campeonato oficial aconteceu na quinta-feira (10). A atleta, faixa Branca, integrou a equipe GF Team – Varginha, e lutou na categoria Leve, uma acima da Pena – que corresponde ao seu atual porte físico. A campeã trespontana, com 58 quilos, conta que sentiu a força das adversárias que pesavam 63. A diferença na balança não foi o único obstáculo superado pela dra. “jiu-jiteira”. Ansiosa, Laura não se alimentou no dia da competição, algo nada bom para quem iria encarar os desgastantes desafios no tatame.
No entanto, lembra, respirou fundo para reencontrar o equilíbrio mental e reuniu força física para chegar ao objetivo. “Não tive a performance desejada durante as lutas, mas o resultado final foi o que eu esperava. Deu tudo certo. Estou muito feliz. Este título é muito importante para mim”, comenta, ciente de que o pódio traduziu o próprio esforço, aliado à confiança transmitida pelos colegas de equipe e pelos professores Thiago KaneKo, Gustavo Jovelino e José Jovelino.
Ainda comemorando a mais recente conquista, a trespontana planeja ampliar sua presença em competições. Para o ano que vem, já visualiza ser anunciada como atleta no Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano, no American National IBJJF Jiu-Jitsu Championship nos Estados Unidos… Lembra da determinação? Pois bem, Laura Vinhas está disposta a intensificar a preparação psicológica para encarar melhor a pressão, consequentemente, se apresentar também mais preparada no quesito físico.
Ascensão
O esporte sempre atraiu Laura, que chegou a fazer parte da equipe de Handebol da cidade. “Eu vinha buscando uma modalidade na qual eu pudesse me encontrar e fazer o que gosto”, começa, para revelar que competir é algo que corre – desde pequena – em suas veias.
Há um ano e meio, ela decidiu experimentar o Jiu-Jitsu e, confessa, se apaixonou assim, de primeira. “Disse que queria treinar para ser uma competidora”. Desde então, pratica a modalidade marcial que tem raízes japonesas e lutadores brasileiros reconhecidos mundialmente pela superioridade.
Como atleta, antes do Sul-Americano, a trespontana Laura Vinhas havia competido em dois regionais, disputados em Machado e Poço Fundo. Foi “em casa, no Sul das Gerais” que ela ergueu as duas primeiras medalhas de ouro das muitas que, tudo indica, estão por vir.