Jovens de Três Pontas realizam Plenária para votar propostas políticas sobre o tema “Violência Contra a Mulher”
Arlene Brito
Desde o mês de abril, jovens de Três Pontas pesquisam, debatem, participam de oficinas e de várias outras atividades com o objetivo de aprofundar conhecimento a respeito da “Violência Contra a Mulher”, direcionando os estudos a três eixos temáticos: “Violência doméstica e familiar”, “Violência nos espaços institucionais de poder” e “Violência e assédio sexual”.
São estudantes do ensino médio das escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, Monsenhor João Batista da Silveira e das particulares Coração de Jesus-Objetivo, Colégio Novo Milênio-Cootec, Prósperi, Travessia e Fateps (Unis) e que também integram neste ano a Escola do Legislativo de Três Pontas “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, instalada na Câmara de Vereadores.
Na noite desta quinta-feira (12), esta moçada que compõe o Parlamento Jovem-Minas da cidade realizará a Plenária Municipal, momento em que discutirá, votará e dará prioridade a propostas a respeito da “Violência Contra a Mulher”. Ao todo serão apresentadas 21 proposituras e três sugestões de tema para a edição 2019. Conforme explica o assessor Técnico e Administrativo da Escola do Legislativo, Carlos Henrique da Silva Castro, seis delas e um tema serão encaminhados à Plenária Regional que acontecerá no dia 15 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Três Corações.
Da Regional, sairão as sugestões que participarão da Plenária Estadual, de 19 a 21 de setembro, sediada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. A expectativa é que as ideias dos jovens cidadãos trespontanos cheguem lá. Isto porque as principais sugestões selecionadas na Plenária Estadual serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG e poderão alterar atuais ou gerar novas leis.
Neste ano, o PJ trespontano contou com 250 estudantes inscritos e 70 seguem firmes aprendendo política, lutando contra a violência cometida contra mulheres, enfim, cumprindo papel de cidadão. A turma conta com o suporte de monitores e da equipe da Escola do Legislativo: Maycon Douglas Vitor Machado (presidente), Guilherme Ribeiro de Oliveira (diretor) e Carlos Henrique da Silva Castro (assessor Técnico e Administrativo), além do apoio do presidente da Câmara, Luis Carlos da Silva e demais vereadores da cidade.
O Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela PUC-Minas e pelas câmaras municipais em parceria com as escolas dos legislativos e instituições de ensino. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática no município e no estado.
Sintonize mais: Relembre como foi a cerimônia de Lançamento do PJ-Minas Três Pontas na edição 2018