História: Vila de Três Pontas completa 175 anos
Se Três Pontas ainda fosse uma Vila, possivelmente uma festa teria comemorado nesta sexta-feira, dia 1º de abril, o aniversário de seus 175 anos.
De acordo com o Historiador, Paulo Costa Campos, em 1841, a Lei 202 contemplou o Arraial de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas como foro de Vila. “Muitos acham que a emancipação político-administrativa foi em 3 de julho de 1857, uma grande falha da história da Cidade. A emancipação político-administrativa, no Império, ocorria com a elevação à vila. Erguia-se o pelourinho e instalava-se a Câmara Municipal.
O pelourinho em Três Pontas foi erguido no Largo do Camirão, hoje Praça Presidente Vargas, ao lado da Escola Cônego Vitor. A Câmara Municipal foi instalada em 10 de fevereiro de 1842. O primeiro Presidente foi Antônio Gonçalves de Mesquita”, explica o Historiador.
Ainda segundo Paulo Costa, em 3 de julho comemora-se o aniversário da elevação da Vila de Três Pontas à Cidade, o que aconteceu em 1857. Nessa data, Três Pontas se tornava a 40ª cidade de Minas Gerais, Estado que conta atualmente com 853 municípios.