Fraude – PC lacra postos de combustíveis em TP por adulteração no abastecimento
Arlene Brito
Policiais civis lavraram dois postos de combustíveis em Três Pontas nesta sexta-feira (1º). Um fica no alto da Avenida Ipiranga, em frente à antiga revendedora Fiat, e o outro mais no Centro da cidade, na Praça “Teodósio Bandeira” – conhecida como “do Pirulito”. Segundo as investigações, nos estabelecimentos havia um sistema de chip instalado nas bombas que controlava a saída do combustível a menos para o consumidor. A cada 20 litros, deixavam de ir para o tanque do veículo 1,5 litro.
Os dois postos são de um mesmo proprietário e cinco pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil (PC) de Três Pontas.
A Operação
Ao todo, 60 policiais civis participaram da Operação “Octanagem”, em Três Pontas. Além da cidade, ela foi desencadeada simultaneamente em Varginha, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia na ação conjunta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).
“Octanagem” é a medida de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro da câmara de combustão do motor.