Francisco Graça de Moura Lançará Livro Focalizando O Papel Da Cultura Na Revitalização E Humanização Dos Espaços Urbanos
O Cientista Social, Francisco Graça de Moura, Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha, concluiu e prepara-se para editar o seu mais novo livro, denominado “A Cultura como Mecanismo da Revitalização dos Espaços Públicos Aviltados e Degradados”, que tem como subtítulo “Uma intervenção no Planejamento Urbano através da cultura para a construção de Cidades Inteligentes, Criativas e Empreendedoras”.
Em sua obra o Professor Francisco Graça de Moura aborda como tema central o fato de que “os bens culturais têm um papel primordial na manutenção da vitalidade e da qualidade de qualquer espaço urbano, fortalecendo sua identidade e valorizando-o enquanto ambiente público e privado. A cultura pode transformar ambientes comuns em espaços valorizados e peculiares”, destaca o autor, que é dos mais autorizados intérpretes das teses de Charles Landry.
Raquel Rolnik, Arquiteta e Urbanista de renome internacional, considera o livro do Professor Francisco Graça de Moura como “uma contribuição inovadora e oportuna ao colocar a cultura como vertente essencial no contexto do planejamento urbano”.
O lançamento da obra acontecerá em Varginha, oportunidade em que o autor ministrará uma oficina de quatro horas enfocando todos os aspectos da publicação.
O Arquiteto e Urbanista Guilherme Wisnik, colunista da “Folha de São Paulo, será o convidado especial para o lançamento do livro.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Varginha/Foto: editada de Fundação Cultural de Varginha)