Festival Nacional da Canção recebe inscrições para a 45ª edição
Estão abertas as inscrições para o 45º Festival Nacional da Canção (Fenac), um dos mais concorridos eventos do gênero no Brasil.
Segundo o regulamento, cada participante pode inscrever quantas músicas desejar, desde que as composições sejam inéditas e originais, tanto na parte musical quanto nos versos. Músicas já classificadas no Fenac podem concorrer novamente até o máximo de duas vezes, caso não tenham recebido um dos cinco primeiros prêmios, melhor intérprete ou troféu comunicação.
As inscrições, que terminam no dia 4 de junho, devem ser efetuadas pelos Correios ou Internet, neste caso, pelo site www.festivalnacionaldacancao.com.br endereço onde o interessado encontra o regulamento completo e outras informações sobre o Festival.
Das músicas inscritas, a comissão de seleção escolherá 156. Durante as eliminatórias serão apresentadas 26 músicas – 13 por dia – e, destas, cinco irão para as semifinais, em Boa Esperança, totalizando 30. A distribuição dessas músicas para apresentação nas semifinais será feita por sorteio. As finalistas serão 10.
Eliminatórias estreiam em São Lourenço e São Tomé das Letras
As fases eliminatórias serão realizadas nos dias 24 e 25 de julho, em São Lourenço; 31 de julho e 1º de agosto, em Extrema; 7 e 8 de agosto, em Varginha; 14 e 15 de agosto, em São Thomé das Letras; 21 e 22 de agosto, em Guapé; 28 e 29 de agosto, em Três Pontas. Em Boa Esperança acontecerão as semifinais e final nos dias 4, 5 e 6 de setembro.
Para esta 45ª edição serão distribuídos R$ 250 mil em prêmios. “O que possibilita a participação de artistas de todo o País. Quem ganha com isso é o público das cidades sedes que todos os anos presenciam uma mistura de ritmos e sotaques no palco do Festival”, comenta a coordenadora do Fenac, Cristina Marques.
Além da premiação em dinheiro os cinco primeiros colocados receberão troféus. Ao Vencedor caberá o troféu Lamartine Babo, o Melhor Intérprete receberá o troféu Sinvaldo Maia de Figueiredo e o autor da Música Mais Comunicativa o troféu Afonso Felicori.
Em 2014 foram cerca de 3.000 inscrições. Levaram o troféu Lamartine Babo os músicos de Chapecó (SC). “A vitória é gratificante, mas aquele momento passa. Agora os admiradores do trabalho da gente, a divulgação e o reconhecimento é o que fica”, conta Márcio Pazin intérprete da música “KD o Ç de Você” juntamente com Diego Morais.
Dos novos aos consagrados, o Festival Nacional da Canção é referência para muitos músicos brasileiros.
Trespontanos no topo do Fenac
2007 – 4º Lugar – INQUIETAÇÃO – Clayton Prósperi
2001 – 2º Lugar – DE MAR E DE DRUMOND – Clayton Prósperi
2001 – Melhor Arranjo – DE MAR E DE DRUMOND – Clayton Prósperi
1999 – 2º Lugar – REMANSO – Clayton Prósperi e Luciene Prósperi
1998 – 3º Lugar – BENDITA VOZ DO SENTIMENTO – Eudes Fraga e José Renato Fressato
1996 – Música mais comunicativa – VENTO CORRUPIO – Clayton Prósperi
1993 – 2º Lugar – CANTARES – Clayton Prósperi e André Lobera
1981 – 1º Lugar – ECO-LÓGICO – Jaime Abreu
1981 – Melhor Intérprete – Jane Mary
1975 – Música mais comunicativa – COMPADRE ANTÔNIO TONICO – Jaime Abreu
Abaixo, imagens do Fenac Três Pontas, 2014
(Fonte e Fotos: site oficial do Fenac).