Festa do Padre Victor: devotos antecipam homenagens na Terra do Venerável
Neste ano, o 23 de setembro cai na quarta-feira, data em que muitos devotos de Padre Victor não poderão faltar à aula, ao trabalho, enfim, aos compromissos em cidades da região e de outros estados brasileiros onde o dia será útil ao contrário do feriado municipal trespontano. Por isso, eles antecederam a visita a Três Pontas. No Município, o Sacerdote viveu por 53 anos, deixando inúmeras contribuições nos segmentos religioso, educacional, cultural. Aqui, levou uma vida de santidade hoje oficialmente reconhecida pelo Vaticano. Desde sua morte, há 110 anos, pessoas visitam o túmulo do Padre, na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, pedindo sua intercessão. Os incontáveis relatos de graças levaram ao Processo de Beatificação e em 14 de novembro Padre Victor será decretado Beato, penúltimo passo para que ele integre a relação de santos da Igreja Católica.
O movimento de devotos e romeiros foi grande durante o final de semana. De acordo com a Associação Padre Victor de Três Pontas vieram famílias e grupos de amigos de Boa Esperança, Lavras, Andradas, Elói Mendes, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Varginha, Campos Gerais, Ribeirão Vermelho, Machado, Guaxupé, Nova Odessa, Poços de Caldas. Também registraram suas passagens pela Cidade, romarias de Machado, Guapé, São Sebastião da Bela Vista, Luminárias, Natércia, Campanha, Lavras, Carmo da Cachoeira e Santa Rita do Sapucaí. Como sempre, muitos demonstraram agradecimentos se deslocando a pé até a Terra de Padre Victor. Gastaram horas, dias caminhando por estradas de terra e rodovias.
Mais uma vez, a Igreja ficou lotada. Na Missa dos Romeiros, às 10h30min de domingo (20), por exemplo, os visitantes eram a maioria e pelo menos dois grupos ganharam atenção ainda mais especial, o da Pastoral do Surdo da Diocese da Campanha e as comunidades rurais de Três Pontas. Os cânticos foram lindamente tocados e interpretados pela Comunidade Santo Afonso, de Varginha.
Ao lado do Pároco, Ednaldo Barbosa, celebrou o convidado Padre Mário, de Elói Mendes. Na Missa, um dos momentos marcantes foi a ordenação de Sérgio o mais novo Ministro Extraordinário da Eucaristia, morador da região rural da Chapada.
Finalizando a Missa, os padres puxaram a Oração pela Beatificação de Padre Victor e a assembleia, em única voz, cantou o Hino do Venerável.
“As comunidades que vieram até aqui hoje trouxeram um perfume que está exalando, o perfume do café. Que esse perfume exalado dos nossos campos possa ser também o perfume da fé de cada um ao sair daqui desse Templo. Que Deus abençoe as nossas lavouras, pela intercessão do Venerável Padre Victor. Que a vida possa prosseguir cantando bem bonito os louvores, as maravilhas de Deus. Que a nossa ação de graças a Deus por tudo possa acontecer com uma vida mais santa. Obrigado a todos que vieram”, registrou Padre Ednaldo.
Nesta segunda-feira (21), devotos participam do 8º dia da Novena pela Beatificação do Padre Victor. Desde o início, em todos os horários, os trespontanos acompanham em massa as procissões e missas. Quem mora em outras cidades também tem a oportunidade de rezar no período preparatório através de transmissões via rádio. A Novena foi aberta pelo Bispo da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho e vários convidados têm abrilhantado as celebrações entre padres, corais e musicistas.
O 110º Aniversário de Morte de Padre Victor traz o tema “Padre Victor, chamado à Santidade” e o lema “Sede Santos porque o Senhor é Santo” (1 PD 1,16).