Fenac – Pela primeira vez, São Tomé das Letras será palco do maior festival de música do Brasil
Chegou a vez da mística São Tomé das Letras receber a etapa classificatória do 45º Festival Nacional da Canção (Fenac). As apresentações das 26 músicas selecionadas para a fase serão na Praça da Matriz, às 21 horas, nesta sexta-feira (14) e no sábado (15).
São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal estarão lá representados por compositores, músicos e intérpretes. Todos eles concorrerão a cinco vagas nas semifinais agendadas para 5 e 6 de setembro, em Boa Esperança.
Pela primeira vez, São Tomé das Letras será palco do maior festival de música do Brasil. O cantor e compositor, Ventania, que mora na cidade desde 2000 – quando fez sucesso com o CD “Só para Loucos” – é quem encerra a competição no sábado. O maluco da estrada, que é um personagem curioso, se apresenta com trajes simples e despojados. Ele fará um show logo após as apresentações do Fenac.
“Quando se fala em música em São Thomé logo vem à mente o som do Ventania. É uma atração que traz mais divertimento para o Fenac que levará qualidade musical ao público numa competição de alto nível com músicos de várias partes do Brasil”, comenta a Coordenadora do evento, Cristina Marques.
Na semana passada, o Fenac aportou em Varginha. A etapa foi dedicada ao médico e compositor Fernando Eugênio que morreu no último dia 4. A homenagem ao artista varginhense emocionou o público que compareceu em massa. Familiares e amigos de Fernando foram ao evento e viram a exibição de um clipe feito com uma música dele, “Memórias”, apresentada em 2007 nas semifinais em Boa Esperança. Os amigos Zé Alexandre e Eudes Fraga também prestaram uma homenagem apresentando a música “Paralelo das Américas”. A canção, de composição de Fernando Eugênio, participaria da competição no sábado (8).
Ao todo 24 músicas foram apresentadas no palco do Fenac e cinco foram selecionadas pelos jurados. Duas são do estado de São Paulo: “De cabeça” – de Luis Dilah que é de São José do Rio Preto e “Violeiro, crença e fé” interpretada por Davi Assunção, de Guarulhos.
Do Norte do País foi classificada a música “De todos os cantos do mundo” – de Eudes Fraga e Ana Terra, do Belém do Pará.
A quarta canção anunciada no palco foi “Casamata”, de Vitória (ES), interpretada por Nano Vianna.
A quinta veio de Patos de Minas (MG) e se chama “Leoa”, apresentada pelo grupo O Berço.
Todas as semifinalistas já garantiram R$ 2,5 mil. O 45° Festival Nacional da Canção vai distribuir R$ 250 mil em prêmios e o Troféu Lamartine Babo para o grande vencedor.
Conforme anunciado, em Varginha houve sorteio de violões autografados pelo cantor e compositor Alceu Valença que se apresentou na etapa de Extrema. O sorteio foi mais um momento que agitou o público.
Depois de São Thomé das Letras, o Fenac caminha para Guapé (21 e 22), Três Pontas (28 e 29) e Boa Esperança ( 4,5 e 6/9).
(Fonte: Fenac).