Fenac aporta em Varginha neste final de semana
A terceira etapa classificatória do maior Festival Nacional da Canção, o Fenac, será realizada nesta sexta-feira (7) e no sábado (8) em Varginha. A fase será dedicada ao médico e compositor, Fernando Eugênio, que morreu terça-feira (4). Ele estava internado em Belo Horizonte, tentando se recuperar da queda que sofreu de um cavalo. O paciente evoluiu para algumas complicações e não resistiu.
Apaixonado pela música, Fernando Eugênio, iria se apresentar no Fenac Varginha com a canção “Paralelo das Américas”. A organização do evento anunciou que a homenagem será uma forma de reconhecer e agradecer às várias vezes que ele, com seu talento, abrilhantou o Festival.
Para a etapa, 26 músicas foram selecionadas. As apresentações começarão às 21 horas, no salão nobre do VTC. O júri escolherá cinco que disputarão as semifinais nos dias 4 e 5 de setembro, em Boa Esperança, e já garantirão o prêmio de R$ 2,5 mil.
6° Festival Nacional da Cultura
Durante o dia, varginhenses e visitantes poderão se divertir com várias apresentações artísticas incluídas no 6º Festival Nacional da Cultura. Música clássica, teatro, dança, espetáculo circense estão na programação que será concretizada na Praça do ET. Na sexta-feira, as apresentações vão de 12h30min às 17h30min e no sábado de 11 às 17 horas.
Inovando, o Festival trabalha também a responsabilidade ambiental. Em todas as cidades por onde passa realiza o projeto “EnCurta essa Onda” que consiste no plantio de árvores e palestras de conscientização. O projeto tem patrocínio da Cemig.
Público concorrerá a violão autografado por Alceu Valença
Todas as pessoas que forem ao VTC prestigiar a etapa classificatória do 45º Fenac participarão do sorteio de violões autografados pelo cantor e compositor, Alceu Valença.
A assinatura foi dada pelo artista no encerramento da segunda etapa, sábado (1º), na Praça da Matriz, em Extrema. O show foi acompanhado por aproximadamente 5 mil pessoas. Aos 69 anos, Alceu Valença ainda mantém toda energia no palco e durante a apresentação falou sobre a importância dos festivais, tais como o Fenac, para salvar a música popular brasileira: “Eu apoio os festivais como esse porque a música brasileira está ‘americanalhada’ e aqui é o lugar para a MPB se fortalecer”, desabafou o artista tirando muitos aplausos do público.
Alceu subiu ao palco do Fenac logo após as apresentações dos competidores do evento que vieram de vários estados do País. Entre as selecionadas está um conterrâneo do artista, o pernambucano Ruan Andrade Nogueira, do Recife, que classificou a música “Tempo Discreto”. Nas demais, três são do estado de São Paulo: “Braile” de Daniel Conti e “A Mão do Tempo” de Lula Barbosa, ambas da capital paulista. E do interior do estado “Bença Pa” de Gisele Nunes, de Itatiba. Outra classificada foi a música “A Nossa Valsa” de Márcio Pazin representante de Chapecó, Santa Catarina.
O 45° Festival Nacional da Canção – que está sendo dedicado ao compositor e escritor Fernando Brant – vai distribuir R$ 250 mil em prêmios e o Troféu Lamartine Babo para o grande vencedor.
Depois de Varginha, as próximas etapas serão em São Thomé das Letras (14 e 15), Guapé (21 e 22), Três Pontas (28 e 29) e Boa Esperança (4, 5 e 6/09), onde acontecem as semifinais e a grande final do evento.